Sindicato de Londrina protesta contra ganância do Itaú em Uraí

O Sindicato de Londrina realizou, nesta quarta-feira (3), a Operação “Demitiu, Parou” na agência do Itaú em Uraí. O protesto foi motivado pela dispensa de um gerente operacional daquela unidade, que tem mais de 20 anos de serviços prestados ao banco e foi mais uma vítima do processo de enxugamento de pessoal e agências do banco recordista em lucros.

Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú, afirmou que neste início do ano o Itaú já demitiu oito bancários e bancárias na base territorial da entidade e fechou a agência 4018, antiga agência Centro do Banestado em Londrina.

As unidades de Rancho Alegre e de Tamarana também tiveram as portas cerradas após terem sido alvo de explosões. Ao invés de recuperar os estragos, o banco decidiu abandonar estas cidades.

“Não sabemos aonde isso vai parar. No ano passado, o banco demitiu 37 funcionários em nossa base e em 2016 já foram jogados no olho da rua mais oito. Essa busca insana por lucros cada vez mais exorbitantes, gerado à custa da exploração dos bancários e clientes, está tornando mais críticos o atendimento nas agências e, principalmente, as condições de trabalho”, denunciou Kelly.

O Itaú anunciou ontem (2/02), seu balanço do exercício financeiro de 2015, que apontou a obtenção de R$ 23,35 bilhões. Este valor representa um crescimento de 15,4% na comparação com o apurado no ano anterior.

De acordo com análise feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no ano passado o Itaú fechou 120 agências físicas, abriu 63 digitais e cortou 2.711 postos de trabalho no país.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram