Sindicato de Jundiaí se mobiliza no Dia de Luta da Caixa

Bancários denunciaram sobrecarga de trabalho e adoecimento

O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região fez uma mobilização no dia 6 de agosto, em frente à agência da Caixa, na rua Rangel Pestana, em Jundiaí. O objetivo foi chamar a atenção dos clientes e usuários da Caixa Econômica Federal sobre a necessidade de acelerar o processo de contratação de novos funcionários no banco.

Com o mote “Mais Empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil”, diretores do Sindicato falaram à população e colheram assinaturas para o abaixo-assinado, que será encaminhado à Comissão Executiva do banco, reivindicando a aceleração no ritmo das contratações, com grande apoio dos empregados e da população.

Com a falta de novos funcionários, os bancários enfrentam diversos problemas, como sobrecarga e adoecimento. A população também acaba sendo prejudicada na qualidade do atendimento, enquanto milhares de concursados aguardam convocação. “Uma das conquistas da campanha salarial do ano passado foi a garantia que a Caixa iria contratar 2 mil novos trabalhadores até o final de 2015. Mas com o lançamento do PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria) mais de 3 mil se desligaram. Ou seja, mesmo com as novas contratações, ainda haverá déficit de trabalhadores”, explicou Paulo Santos Mendonça, diretor do Sindicato e funcionário da Caixa.

O Sindicato espera que o banco reveja a questão, repondo as vagas e efetivando a contratação dos concursados. “Esperamos melhorias na qualidade de vida do trabalhador e no atendimento à população. O bancário acaba extrapolando a jornada e nem sempre a hora extra é paga”, acrescenta o diretor. A população também é prejudicada, com filas enormes e ao mesmo tempo guichês vazios. “Há uma pressão muito forte em não atender o cliente, para baratear os custos com a mão de obra. Os bancos em geral deixam de receber muitas contas, que são direcionadas a outros canais, como as lotéricas. Isso gera um desgaste”, lembrou Lívia Bernuci, funcionária da Caixa.

Segundo Sérgio Kaneko, diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, o dia 6 de agosto foi apenas o início da campanha nacional para mais contratações urgentes na Caixa. “Continuaremos colhendo assinaturas junto aos empregados e à população, durante todo o período da campanha”, disse o diretor.

A mobilização teve o apoio da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram