Sindicalistas de Moçambique visitam a Contraf-CUT

Dois dirigentes do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários (SNEB) de Moçambique, Gabriel Hilário Lemequezani e Ramiro Zeca Simbe, estiveram na sede da Contraf-CUT, nesta terça-feira (07). Eles foram convidados para acompanhar o Congresso Extraordinário da Contraf-CUT, que acontece nos dias 08, 09 e 10, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na região central da cidade.

“A categoria bancária brasileira é uma referência para gente pela forma como encarar os desafios do processo laboral”, contou Gabriel Hilário Lemequezani, que é secretário-geral do SNEB.

Ele revelou que sua maior expectativa com a visita ao Brasil é aprender um pouco sobre organização sindical e negociação com entidades patronais. “A luta não é só na porrada, também é conversa. Os patrões são os mesmos em todos os lugares do mundo, por isso temos muito o que aprender”, finalizou.

O secretário-geral explicou que a legislação trabalhista de Moçambique é fraca e a promiscuidade nas relações entre bancos e governo piora a situação. “Nossa legislação é nova e não ajuda muito. Os novos projetos são feitos pelo governo, todo formado por empresários”, finalizou.

Os visitantes presentearam a direção da Contraf-CUT com um quadro histórico tribal, que representa a luta dos trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram