Bancários promovem Caçada aos Bankemon no Centro de Porto Alegre, no 9º dia da greve

O SindBancários promove, nesta quinta-feira, 15/9, a partir das 14h, uma atividade lúdica para chamar a atenção da população sobre os motivos da greve nacional dos bancários no dia em que o movimento completa 10 dias. Em frente à sede da Direção Geral (DG) do Banrisul, no Centro de Porto Alegre, a Caçada aos Bankemon busca um diálogo sobre os lucros do sistema financeiro e as condições de trabalho precárias dos bancários nas agências. O evento também procura alertar à população sobre a luta dos bancários nesta greve por aumento real.

Durante a Caçada aos Bankemon, três bonecos que representam os personagens do jogo Pokemon Go, lançado mundialmente no mês passado, farão o papel dos banqueiros. As bolas serão lançadas pelos grevistas e pelos populares que quiserem participar, representando a insatisfação com as taxas, os juros dos cheques e as filas nos bancos. Os bonecos foram desenhados pelo chargista do SindBancários, Augusto Bier, e produzidos pelo Grupo Caixa do Elefante, Teatro de Bonecos de Porto Alegre.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, chama os bancários à participação. O presidente lembra que, na terça-feira, 13/9, na sétima reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, em São Paulo, a proposta dos bancos para as reivindicações dos bancários não tinha avanços. “Chegamos a um momento da greve em que a participação de todos os bancários é fundamental. Precisamos pressionar os banqueiros a apresentarem uma proposta de reajuste com aumento real e também que eles assumam o compromisso com a preservação dos nossos empregos”, explicou Gimenis.

A proposta dos bancos foi a mesma apresentada na reunião da sexta-feira, 9/9. Eles ofereceram 7% de aumento no piso e nas verbas salariais (auxílios e vales) e abono de R$ 3.300,00. A proposta foi rejeitada na mesa e a GREVE continuou por tempo indeterminado. Nesta quinta-feira, 15/9, a partir das 16h, uma nova reunião com a Fenaban, em São Paulo. A GREVE por tempo indeterminado começou em 6/9.

“A Caçada aos Bankemon segue uma tendência de procurar dialogar com a nossa base e com a população a partir de um evento que tenha alcance comunicacional e que seja reconhecido por muitas pessoas. No ano passado, durante a greve, realizamos a Bancários Walk, em que os bancários se maquiaram de zumbis, para mostrar o quanto a vida dos bancários é difícil nas agências. Queremos aumento real e também mostrar para os trabalhadores que a greve ajuda a melhorar a vida de bancários e de clientes dos bancos. A culpa da greve também não é nossa”, acrescentou a diretora de Comunicação do SindBancários, Ana Guimaraens.

O bonequeiro do Grupo Caixa do Elefante, Diego Kurtz, trabalhou na elaboração dos personagens Bankemon. “Ficamos muito felizes de poder desenvolver essa ideia do SindBancários. De alguma forma a nossa arte está engajada”, disse Diego.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram