Senador Suplicy entra na luta em defesa do emprego no ABN e Santander

(São Paulo) O corpo-a-corpo da Contraf-CUT com os parlamentares no Congresso Nacional garantiu hoje o apoio formal do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) na luta dos bancários em defesa do emprego no ABN e Santander.

O senador já tomou a primeira providência e solicitou, via requerimento, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a Secretaria de Direito Econômico (SDE) enviem ao Senado informações “acerca das iniciativas que ambos os órgãos estão adotando frente à anunciada venda do Banco ABN Amro (conglomerado que engloba o Banco Real) para o consorcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander, no que diz respeito aos possíveis efeitos de concentração do setor financeiro brasileiro e de diminuição de oportunidades de trabalho que estão preocupando as diversas entidades representativas de trabalhadores”.

Na justificativa, o senador Suplicy diz que “essa fusão, considerando a sobreposição de postos de trabalho no país, poderá gerar mais de 15 mil demissões, levando-se em conta centros administrativos e centros telefônicos de atendimento ao cliente. Some-se a isto o prejuízo para a população, advindo do fechamento de agências, sem falar da concentração bancária, que tende a encarecer as taxas cobradas pelos serviços e a comprometer a qualidade do atendimento ao público”.

O senador conclui o requerimento afirmando que o Cade e a SDE “têm a responsabilidade de estar atentos à possíveis movimentos que possam resultar em concentração econômica excessiva e conseqüências no que diz respeito ao que possa ocorrer na economia, inclusive no mercado de trabalho”. Por isso, completa, “torna-se relevante a obtenção dessas informações para que o Senado possa adotar as medidas necessárias a proteção dos trabalhadores e consumidores brasileiros”.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram