Seminário prepara 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

Secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT participa dos debates

A Contraf-CUT participou nos dias 21 e 22, em Brasília, do Seminário Setorial com as Centrais Sindicais e Organizações Sociais, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde, como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT).

Esteve em discussão a Portaria nº 1823, de 23 de agosto de 2012, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A portaria, assinada pelo então ministro Alexandre Padilha, é a base central e orientadora de todo o processo que envolve a 4ª CNSTT, desde as fases macrorregionais até a etapa nacional, definida para acontecer em novembro deste ano.

> Clique aqui para ler a portaria.

“Foi um momento muito importante de debates e de organização dos desafios colocados para a fase nacional da 4ª CNSTT. Como trabalhador do ramo financeiro e representante da CUT no seminário, procuramos discutir a portaria em sua totalidade. Entretanto, enfatizamos alguns itens que são de extrema importância para a saúde dos trabalhadores, como a previsão de intervenção nos processos e ambientes de trabalho, expressa no capítulo II – Dos Objetivos da Portaria”, disse o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale.

O dirigente sindical propõe a realização de uma plenária nacional da Contraf-CUT sobre a 4ª CNSTT, que deve ser realizada até abril deste ano.

“Queremos não somente discutir a portaria em profundidade, como criar políticas de Estado que garantam, de fato, a intervenção, a participação e o poder de decisão dos trabalhadores nos processos e ambientes de trabalho”, defende Walcir.

Entre as centrais sindicais que estiveram presentes no seminário, a CUT reuniu o maior número de participantes.

O encontro também contou com especialistas do campo político da saúde do trabalhador, como Jorge Machado (pesquisador da FIOCRUZ), Petilda Vasques (professora e especialista em Relações Trabalho, Gênero, Saúde e Assédio Moral), Jandira Maciel (professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG), entre outros.

Foi definido um calendário de mobilizações em torno da realização da 4ª CNSTT, envolvendo as centrais sindicais, os movimentos sociais e os conselhos de saúde. Todo o conteúdo do seminário está no site do Conselho Nacional de Saúde.

> Clique aqui para acessar o site do Conselho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram