Seminário Nacional de Estratégia da Contraf-CUT acontece de 20 a 22 de maio

A Contraf-CUT realiza em São Paulo, no Hotel Braston Martins Fontes, entre os dias 20 e 22 de maio, o Seminário Nacional de Estratégia para o Ramo Financeiro, que irá aprofundar o debate sobre o setor e os desafios da ação sindical da categoria bancária, frente à atual conjuntura econômica e política do país. A realização do Seminário foi uma deliberação do 4º Congresso Nacional da Contraf-CUT, realizado em março deste ano e que elegeu a nova diretoria da Confederação para o período 2015-2018.

Para o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, a decisão inédita de realizar um grande seminário da Confederação, construído com suas Federações e Sindicatos, acontece em um momento importante, quando os direitos dos trabalhadores estão sendo duramente atacados.

“Temos vários ruídos hoje no setor bancário, como por exemplo rumores de venda de grande banco. Isto traz intranquilidade aos bancários que temem pelos seus empregos. A conjuntura política e econômica tem um cenário que nunca se viu, com a ameaça concreta da terceirização, já aprovada pelos deputados e aguardando votação no Senado, ” avalia Roberto von der Osten.

“A expectativa é que sejam construídas propostas e saídas para o enfrentamento deste furacão que estamos no meio, garantindo nossos direitos e mais conquistas, sempre com unidade e mobilização nacional”, ressalta o presidente da Contraf-CUT.

Programação do seminário

Dia 20 – abertura solene do seminário acontece na noite do dia 20, às 19h00, seguida pelo debate “Conjuntura Nacional – Rumos da Sociedade”.

Dia 21 – programação tem início pela manhã, com a mesa “Diretrizes para a disputa da hegemonia na sociedade”. Os dirigentes sindicais também irão participar de debates sobre os temas: Reformas e luta por um Estado democrático; Sistema Financeiro; Defesa dos direitos dos trabalhadores; Defesa das empresas públicas.

Dia 22 – terceiro dia do seminário começa com o tema “Diretrizes da Ação Sindical da Contraf-CUT” e com um “Painel Retrato da categoria bancária e estratégia política”. O dia segue com os seguintes debates: Construção da Confederação e Macrossetor; Fortalecimento do sindicalismo combativo e independente; Ampliação e qualificação da ação sindical; Política Internacional da Contraf-CUT.

No dia 22 também haverá a posse da nova diretoria da Contraf-CUT e o seminário contará com diversos palestrantes que irão contribuir para a construção do plano estratégico da Confederação.

Inscrições para o seminário

A Contraf-CUT orienta seus Sindicatos e Federações que as inscrições devem ser encaminhadas ao e-mail da Confederação até esta terça-feira (19), seguindo os critérios de participação enviados às entidades.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram