Seminário discute saúde e trabalho bancário no dia 7 em São Paulo

Saúde e o Trabalho Bancário. Esse é o tema do seminário promovido pela parceria entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde. O evento, que ocorre no dia 7, das 13h às 17h, no Auditório Azul (Rua São Bento, 413, Centro), é gratuito e interessa não apenas a trabalhadores da categoria, mas também a profissionais da área de saúde.

“Vamos discutir e propor diretrizes para o planejamento de ações de saúde do trabalhador no município de São Paulo, especialmente na categoria bancária, que é uma das que mais sofrem com adoecimento no país. Além dos acidentes de trabalho, do estresse causado após sequestros e assaltos, enfrentamos diariamente a pressão abusiva para o cumprimento de metas, que muitas vezes desencadeia o assédio moral, e faz adoecer centenas de trabalhadores todos os anos”, explica o secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis.

Durante o evento, o Sindicato firmará acordo com a Secretaria Municipal para a elaboração do Programa de Saúde dos Bancários, para monitoramento dos trabalhadores da categoria e vigilância dos riscos relacionados ao ofício.

Confira a programação

13h – Mesa de Abertura
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Nacional da Previdência Social

13h30 – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com a participação do secretário Alexandre Padilha

14h – Saúde e o Trabalho Bancário
Balanço das ações de assistência e vigilância no município de São Paulo. Perfil epidemiológico dos trabalhadores atendidos nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). Apresentação qualitativa e quantitativa. Quais ambientes de trabalho estão sob vigilância. Dificuldades.
Expositor: Dr. Ricardo Fernandes de Menezes

Como trabalhar para a integração: Atenção básica – Saúde Mental/Saúde do Trabalhador – conceitual e estruturalmente.
Expositora: Eliana Pintor – Cerest São Bernardo do Campo

Aspectos legais – Aspectos obrigatórios – Abertura de CAT
Expositor: Dr. Antônio José de Arruda Rebouças

Trabalho do bancário, adoecimento e ação sindical.
Expositor: Dionísio Reis Siqueira

16h – Perguntas e debate

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram