Seminário discute desafios da comunicação

Evento acontece em Salvador, na Bahia

Nesta sexta-feira e sábado (29 e 30) acontece o seminário “Os desafios da comunicação nas administrações públicas”, no Real Classic Bahia Hotel, em Salvador, Bahia. O secretário de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gerson Carlos Pereira, acompanha o evento, no qual serão discutidos temas como a força da internet, os aspectos econômicos da comunicação, a comunicação pública e a questão estratégica da comunicação, a importância da cultura, além da dimensão da batalha de ideias em meio a uma conjuntura de ataques à liberdade de expressão e à democracia.

Nesta sexta-feira, as estratégias para uma efetiva comunicação com a sociedade foi o tema da mesa de abertura do seminário. O debate se deu a partir do consenso de que há um estado de desinformação no Brasil a ser combatido e de que é preciso elevar o nível de conscientização política do povo brasileiro.

Às 14h, a mesa de debates ficou por conta do professor Sérgio Amadeu, o jornalista Leandro Fortes e a coordenadora do FNDC, Renata Mielli, discutiram sobre a força e os perigos das redes sociais.

Em seguida, às 16h, o fortalecimento da comunicação pública será debatido por diversos profissionais da área. Além de representantes do Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará, a mesa será composta também pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvelo, e pelo diretor geral da TVE Bahia, Flávio Gonçalves.

No sábado, segundo dia do seminário, a partir das 9h, o publicitário Chico Malfitani, o jornalista e editor da revista Fórum, Renato Rovai, o chefe do gabinete da Secretaria de Comunicação da Bahia, Luciano Suedde, abordam A comunicação como atividade econômica.

A comunicação como questão estratégica será o assunto da mesa formada pela jornalista e ex-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Tereza Cruvinel, pelo presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé, Altamiro Borges, e pelo jornalista, escritor e editor do blog Nocaute, Fernando Morais.

Já às 16h, o tema do debate será sobre A cultura para a emancipação humana. Participam a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, do ex-secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, e da diretora e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ivana Bentes.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram