Segurança ineficiente facilita assalto ao Itaú em Porto Alegre

Por volta das 16h desta sexta-feira, dia 4 de janeiro, dois homens bem vestidos, usando crachás virados, assaltaram o posto do Itaú no Hospital Santa Rita, localizado na Rua Professor Annes Dias, no centro da Porto Alegre. Para o Sindicato dos Bancários de POrto Alegre (SindBancários), o ataque foi facilitado pelas condições precárias de segurança da unidade.

Um dos homens passou pela porta de segurança, rendeu a única vigilante e tomou a sua arma. A seguir, permitiu a entrada do segundo assaltante e pegou o dinheiro dos dois caixas. O assalto durou menos do que dez minutos.

“A segurança do posto é ineficiente”, denuncia Antonio Augusto Borges de Borges, o Guto, diretor do SindBancários e funcionário do Itaú. Segundo ele, a lei federal obriga o banco a ter, no mínimo, dois vigilantes, o que não está sendo cumprido. “Isso facilitou a ação dos bandidos, colocando em risco a vida de bancários e clientes”, alerta.

Outro problema é que a porta giratória está instalada no posto após o auto-atendimento, ao contrário das agências do Itaú no horário de atendimento ao público. “Essa localização não protege clientes que utilizam os caixas eletrônicos e ainda contraria a legislação de Porto Alegre, que obriga a colocação dessas portas em todos os acessos destinados ao público”, destaca Guto.

A unidade assaltada tem câmeras de vídeo, sendo uma exceção entre os postos do Itaú. Lei municipal obriga o monitoramento eletrônico de imagens em todas as agências e postos.

“Além de melhores condições de segurança, queremos a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para todos os funcionários que presenciaram o assalto”, reivindica o dirigente sindical. “O banco não pode preencher a CAT somente para aqueles que são baleados, como ocorreu na agência Bom Jesus, no início do ano passado”, ressalta.

Até o final da tarde, a polícia não esteve no local. Essa foi o terceiro ataque a bancos neste início de 2008. Os dois anteriores ocorreram em Cruzaltense, no interior do Estado, na madrugada de quinta-feira, envolvendo arrombamentos nos postos do Sicredi e do Banrisul.

Veja a estatística do medo em janeiro:
1 – Dia 3: Sicredi – Cruzaltense: arrombamento com roubo de cofre
2 – Dia 3: Banrisul – Cruzaltense: arrombamento
3- Dia 4: Itaú – Porto Alegre (posto Hospital Santa Rita): assalto

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram