SEEBF-PI realiza confraternização pelo Dia do Bancário 2018

Reconhecer a história, a importância e comemorar o Dia do Bancário (28 de agosto) reunindo a categoria em uma bonita confraternização. Assim foi o evento realizado pelo Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) em comemoração à data, na AABB Teresina, no último sábado (01/09), com a presença de bancários, bancárias, familiares e amigos. O Dia do Bancário é um marco histórico que remonta a uma luta de 1951. Até o ano passado, os bancários do Piauí tinham direito ao Feriado Bancário, que está suspenso em caráter liminar, o que não impede que a categoria se reúna e confraternize em torna desse importante reconhecimento.  

“É muito importante que o bancário se reconheça como um profissional que tem uma função muito importante dentro do estado brasileiro. Ele leva esperança, crédito e desenvolvimento para os mais longínquos lugares do Brasil. É o elo principal no desenvolvimento de uma região. Muitas vezes o bancário está numa cidade distante de sua família, mas cumpre sua função social muito importante para o desenvolvimento do Brasil. Precisamos reconhecer a cultura da importância do bancário para o desenvolvimento”, afirmou Arimatea Passos, presidente do SEEBF-PI.

O diretor de Cultura do SEEBF-PI, Carlos Arias Camarão, comenta que apesar do golpe sofrido com a suspensão do Feriado no Piauí, o Sindicato busca reverter a questão por meio da Procuradoria Geral do Estado, que tem a competência sobre o caso. “Nós já conversamos com a procuradoria que vai buscar argumentos para que volte a vigorar. Mas não podemos deixar de comemorar uma data que revigora nosso movimento. Tivemos muitas lutas e muitas conquistas em anos de luta e temos que manter essa categoria unida, confraternizando e comemorando o seu Dia”, frisou Camarão.

O diretor do SEEBF-PI, Marcus Vinícius, também ressalta que a categoria se orgulha em comemorar a data. “O Judiciário derrubou nosso feriado, mas não deixamos de reconhecer a importância que temos para a sociedade brasileira, uma função reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes no cenário econômico. O objetivo da festa é essa confraternização com colegas bancários, famílias, amigos. Passamos por um momento complicado, que foi a companha salarial, e avaliamos que saímos dela mais fortalecidos. Hoje é um dia festa para todos os bancários e bancárias do Piauí”.

 

Reconhecimento da categoria

A categoria também reconhece a importância da confraternização, independente do feriado. “Não é o feriado em si, mas o reconhecimento do nosso Dia. O Sindicato proporciona esse reconhecimento. É bom para confraternizamos, encontrar colegas de diversos bancos, e também troca ideias sobre esse momento da Campanha Nacional”, comentou Lorena Ruana, do Bradesco.

O bancário José Ribamar também destaca a importância da data, para além do feriado. “É muito importante essa confraternização para todos se encontrarem. Não devemos esquecer e nunca deixar passar em branco. Mesmo tirando nosso feriado, vamos continuar comemorando essa data que é muito importante para nós”, afirmou José Ribamar do Banco do Brasil de Altos.

A bancária, Elicleide Lima, do BNB, também comemora o reconhecimento à categoria. “É uma comemoração muito bem vinda e reconhece o nosso Dia, prestigia nossa classe. A festa está muito bonita, um clima muito bom, tudo muito bem organizado. Nos sentimos gratos e lisonjeados por essa confraternização e temos que continuar assim, festejando nossa classe que é muito importante para o nosso país”, afirmou Elicleide. Já Cecília Lorena, da financeira Credipi, também elogiou a organização do evento. “É muito bom a gente se reunir, conhecer outros colegas de trabalho, estou gostando demais. Já participei de várias e cada uma melhor que a outra. Muito bem organizada”, disse Cecília.

O bancário Honório Teixeira, do BNB, elogiou a atitude do Sindicato em confraternizar com a categoria. “A confraternização sempre tem que existir. É muito bom quando o sindicato faz isso, reúne os bancários e as famílias dos bancários. O Sindicato proporciona essa união não só na greve ou na hora dos movimentos, mas também nas confraternizações e isso é muito importante”.

O diretor José Ulisses parabenizou a organização da festa e a importância da data. “A festa está maravilhosa, reconhece uma data importante, reúne a categoria e comemoramos depois de uma campanha nacional vitoriosa. O Sindicato é formado por toda a categoria e nesses momentos em que nos reunimos vemos a força e a beleza que temos. Estamos todos de parabéns”.

 

Sorteio

Durante o evento foram sorteadas duas TV’s, uma dentro da campanha de recadastramento e outra como parte da programação da festa. O bancário Luís Borges, da Caixa do Município de Cocal, ganhou o sorteio da campanha de recadastramento. Já a bancária Milena Ribeiro, do Santander de Teresina, ganhou a TV sorteada entre os presentes à festa. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram