Seeb/VCR completa 58 anos de luta

Comemoração acontece nesta quinta (30)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (Seeb/VCR) completou, no dia 27 de janeiro, 58 anos de luta em defesa dos direitos da categoria e na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Fundado em 1962, o Seeb/VCR inicialmente foi criado, em assembleia, como Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista, em maio de 1961. O primeiro presidente da entidade foi o bancário Álvaro Reis e, apesar da carta sindical expedida pelo Ministério do Trabalho em junho de 1964, o Sindicato só passou a ser reconhecido enquanto ativo no ano de 1966.
Ao longo da sua história, a cada três anos ocorreram novas eleições, sempre fortalecendo a representatividade da categoria. Em 2019, foi realizada a eleição sindical para o triênio 2020-2022, com a presidência do Seeb/VCR assumida por Leonardo Viana e a vice-presidência por Larissa Couto, ambos funcionários do Banco do Brasil.
Hoje, o sindicato conta com 920 filiados nas 45 cidades que compõem sua base territorial. Por meio da unidade dos seus associados, o Seeb/VCR tem demonstrado resistência diante dos constantes ataques do governo, como as reformas trabalhista e previdenciária, e as reestruturações promovidas por banqueiros que visam apenas à lucratividade e a exploração da classe trabalhadora.

Marco histórico e próximo desafio

Há 40 anos, o sindicato fez parte de um dos maiores movimentos grevistas da categoria, que contribuiu para a democracia no Brasil e conquistou a data-base dos bancários para o dia 1º de setembro, sendo esta considerada um embrião para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Esse é um dos grandes marcos da sua história de luta.
De acordo com Leonardo Viana, o ano de 2020 chegou trazendo novos desafios, a exemplo da renovação da CCT, que exigirá dos bancários persistência e disposição para a luta por direitos que vem sendo colocados em xeque.
“Espero que possamos construir um Sindicato cada vez mais forte, focado na defesa dos bancários e sem perder de vista os anseios da sociedade, sendo uma instituição que sempre está na vanguarda das lutas dos trabalhadores, como tem sido nesses 58 anos. A renovação da CCT é o maior desafio que temos pela frente no ano de 2020, pois com a MP 905, o governo tenta impor novos ataques contra os direitos dos bancários. A união e a participação da categoria serão de suma importância para que tenhamos força na luta por nossos direitos”, concluiu o presidente do Seeb/VCR.

Comemoração

Para celebrar os 58 anos do Seeb/VCR, acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, uma palestra com o advogado conveniado ao Sindicato, Paulo de Tarso, com o tema: “O aprofundamento da reforma trabalhista: demissão, precarização e adoecimento”. O evento contará também com coquetel e música ao vivo. Não perca a oportunidade de comemorar com os colegas e fortalecer a luta da categoria!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram