Seeb Piauí realiza cerimônia de posse da nova diretoria

Evento contou com a presença de autoridades políticas e do movimento sindical

A solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários do Piauí aconteceu neste domingo (1), na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí (APCEF-PI). O evento contou com a presença de autoridades políticas, do movimento sindical, como os deputados Assis Carvalho e Flora Isabel, a vice-governadora, Regina Sousa, o presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos Silva, além de bancários e convidados.

A abertura da cerimônia ficou sob a responsabilidade do presidente da Comissão Eleitoral, responsável por todo o processo de eleição, José Marreiros Ferraz Filho, que fez sua saudação a todos. “Essa é maia uma etapa da Comissão Eleitoral que encerrará com a diplomação dos novos diretores do sindicato”, informa.

Em seguida, foram chamados um a um cada diretor eleito para Gestão Resistência e Luta que vai administrar o SEEBF-PI no período de 2019 a 2022, para que recebessem seu certificado. Ao final, todos posaram para foto oficial da nova administração.

Passada esta etapa da cerimônia, as autoridades convidadas tiveram oportunidade de discursar e parabenizar os membros da nova administração do sindicato O primeiro foi o presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi-NE) e presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra. Ele fez duras críticas ao descaso do governo para com os trabalhadores brasileiros, principalmente por conta da retirada de direitos conquistados ao longo dos anos com muito sacrifício.

Na oportunidade, Carlos Eduardo fez questão de reforçar o apoio da Fetrafi-NE à diretoria do SEEBFPI nas ações em defesa da categoria bancária.

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos Silva, disse que a sociedade vive hoje tempos estranhos, mas acredita que o SEEBF-PI tem uma história de luta conhecida no movimento sindical, “e certamente a entidade está entregue em boas mãos com a nova diretoria, até porque sabemos que o Sindicato dos Bancários do Piauí tem uma grande responsabilidade e compromisso com a categoria”, enfatiza.

A deputada estadual Flora Isabel destacou o papel do Sindicato dos Bancários do Piauí, “por ter uma grande história de luta e garra nos movimentos sociais e estamos juntos nessa luta”, diz, acrescentando que muitas das autoridades presentes à festa tiveram e ainda hoje participam ativamente neste contexto de defender os interesses dos trabalhadores.

Por sua vez, o deputado federal Assis Carvalho foi taxativo ao afirmar que o SEEBF-PI é imprescindível para o crescimento da democracia. “É importante destacar a história política e a caminhada de luta, até porque fui presidente da Associação da Caixa Econômica Federal e fui também dirigente sindical. Não podemos esquecer essa história que é feita com muita luta. A guerra nós venceremos e vamos construir um pais dos nossos sonhos”, ressalta o parlamentar que reafirmou o compromisso de defender o Banco do Brasil, Caixa, BNB e bancos privados que tanto precisam de suporte para promover o desenvolvimento do Piauí. “Estamos todos unidos nessa caminhada e não podemos baixar a cabeça”, observa.

Gustavo Machado Tabatinga Júnior, secretário-geral da Contraf-CUT, fez um relato do trabalho deixado pelo ex-presidente, Arimatéa Passos, e que será agora conduzido por Odaly Medeiros a frente da entidade. “Ele é pequeno no tamanho, mas gigante na luta”, diz, referindo-se ao novo presidente do SEEBF-PI. Falou que é preciso estar preparado para o embate de defender os trabalhadores bancários. “Vamos estar de pé e a força que nos ataca vai acabar”.

Em seu discurso, Francisca de Assis Araújo, representante da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), enalteceu as atividades sociais apadrinhadas pela entidade em vários Estados e os resultados que proporcionam para milhares de famílias carentes. Quanto a posse da nova diretoria, ela conta que em nome da Fenae reconhece “que essa diretoria que hoje recebe a responsabilidade de conduzir este sindicato decide tudo, coletivamente. Neste conjunto, a Fenae se dispõe a ajudar todas as entidades que vêm resistindo, principalmente diante do movimento que corta direitos dos trabalhadores. “Essa luta é de todos como cidadão e pela democracia. Nosso lado é defender o trabalhador, pois a luta nunca acaba e não podemos parar”, resume.

O ex-presidente, Arimatéa Passos, agradeceu a todos os bancários e bancárias que confiaram no seu trabalho enquanto esteve à frente do SEEBF-PI, particularizando a importância e a função do bancário. “Ele carrega a esperança da população”, frisa.

Ele lembrou das grandes parcerias que o sindicato firmou, como a direção da Apcef-PI, AABB e demais sindicatos e entidades, parcerias estas construídas ao longo da história do SEEBF-PI.

A vice-governadora, Regina Sousa, e que também já esteve atuando como presidente do sindicato, falou que é preciso que a entidade volte a vanguarda do movimento. “Temos que reagir. Utopia é sonho e a gente precisa sonhar com uma sociedade melhor”, pondera, referindo-se a intensa luta dos movimentos sociais para não deixar, jamais, que direitos conquistados com suor e luta, sejam retirados dos trabalhadores sem que ninguém possa reagir e enfrentar as dificuldades.

Por último, o recém-eleito presidente, Odaly Bezerra Medeiros, pautou seu discurso em tom de agradecimento à categoria bancária. “Me dirijo  cada bancário e bancária para dizer que teremos muitos desafios pela frente, mas temos a coragem e a determinação para buscarmos, juntos, uma vitória nessa luta. Vamos com uma frente de defesa de uma categoria que não se abate nem desiste”, conclui.

E para encerrar a noite com chave de ouro, Dandinha e a banda Top Gun deram o tom musical para que bancários e convidados pudessem se divertir e comemorar um novo tempo, agora tendo a Gestão Resistência e Luta no comando do Sindicato dos Bancários do Piauí até 2022.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram