Seeb-MT promove oficina de prevenção a LER/Dort dia 28

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb/MT) irá promover no dia 28 um dia de conscientização e prevenção contra as LER/Dort – Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Os dirigentes sindicais promoverão a oficina com café da manhã, palestras sobre a prevenção da doença e orientação jurídica, além de uma palestra com um representante do INSS.

Segundo o Ministério da Saúde, os bancários são os líderes no ranking de incidência de LER/Dort seguidos pelos metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, secretárias e jornalistas. As LER/Dort representam cerca de 45% do total das doenças relacionadas com o trabalho, atingindo mais os trabalhadores na faixa etária entre 30 e 40 anos. O levantamento do MSaúde constatou que no período entre 1997 a 2006 foi registrado 57 mil casos de LER/Dort em bancários.

De acordo com a secretária de Saúde do Seeb-MT, Italina Facchini, a LER/Dort causam afastamento em média de 493 dias das atividades bancárias em outros ramos o afastamento é só de 269 dias. “É preciso que os bancos invistam em condições adequadas de trabalho, dentre elas, a contratação de mais funcionários, de forma a deixarem de exigir dos funcionários o cumprimento de metas abusivas de trabalho”, explica Facchini.

Veja abaixo a programação da oficina:

Data: 28 de fevereiro de 2009

Local: Auditório do Seeb/MT

Horário: 9 às 12h

A oficina contará com a presença de advogado previdenciário, professor de educação física, fisioterapeuta e servidor do INSS.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site ou no telefone do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso: (65)3623-5333.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram