Seeb do Piauí discute reestruturação e novo modelo de agências do BNB

Os diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) estiveram reunidos na superintendência do Banco do Nordeste, na segunda-feira (11/09), para discutir sobre o processo de reestruturação e implantação de novo modelo de agências, que no estado, começa com as agências de Picos e Parnaíba.

Segundo a direção do banco, o processo busca a automatização de processos e melhoria no atendimento. O Sindicato acompanha com atenção para que isso não cause prejuízos aos funcionários, além de levantar a questão de como haverá uma melhoria no atendimento sem a contratação de mais pessoal, entre outros pontos.  

O diretor Sindical, Marcus Vinícius, explica que o diálogo com a superintendência tem sido franco, entretanto o diretor ressalta que o processo como um todo pode acarretar problemas. “Nossa visão é que melhorar o atendimento é uma coisa que a gente precisa ver na prática porque como é que melhora atendimento se a dotação de funcionários não supre a necessidade das agências? O banco justifica a melhoria de um atendimento, cria uma dotação de pessoas ideal nas agências, entretanto o real não tem como ser suprido, porque o governo federal está enxugando a máquina pública e o banco não fica fora disso”, questiona o diretor.

O gerente executivo da Superintendência do BNB no Piauí, Ricardo Pinho, explica que o banco busca melhorar o fluxo de trabalho mesmo sem novas contratações. “Nesse primeiro momento há uma orientação da alta administração, orientada pelo governo federal, de não haver para esse ano e provavelmente para o próximo ano também a contratação de novos funcionários e temos a missão de implantar esse novo modelo com essa dificuldade de provimento das funções que em algumas agências estão sendo criadas, como é o caso de Picos. Embora não tenhamos a quantidade de funcionários suficientes para suprimento, o novo modelo traz um processo de automatização de várias rotinas internas e é em cima desse ponto que a gente vai focar”, explica o gerente.

A diretora do SEEBF-PI, Lusemir Carvalho, também questiona essa melhoria no atendimento sem contratação de novos funcionários e ressalta que, das 230 pessoas que aderiram ao plano de demissão do banco, apenas que 15% desse número serão repostos, sendo que no Piauí serão chamadas apenas duas pessoas do concurso, que já está para expirar. “Nós temos que ficar vigilantes no sentido de que os prejuízos sejam o mínimo possível para a categoria. No caso do Piauí, até agora, estamos numa situação confortável, mas não sabemos o que pode acontecer quando da implantação em todas as 20 agências do BNB no Piauí. Na prática como isso vai acontecer? Porque é contraditório, mudar o modelo e não contratar pessoal”.

Lusemir Carvalho informa ainda que os diretores do Sindicato visitarão as agências para debater sobre reestruturação e Campanha Nacional. “Vamos marcar reuniões nas agências do Dirceu e João XXIII para repassar as informações tanto sobre esse processo de reestruturação de agências, como sobre a Campanha Nacional dos Bancários desse ano, abordando a questão do PCR, contratações, entre outros pontos”.  

 A implantação do novo modelo

Segundo o novo modelo, haverá quatro áreas específicas – área de negócios, atendimento, administração e logística e suporte negocial – e cada área terá um gerente de atendimento. Até outubro de 2019 todas as agências do banco terão esse novo modelo.

Segundo o banco, o processo de implantação será feito por equipes das superintendências que vão conduzir o treinamento e acompanhar a implantação do modelo, que acontece em quatro dias – apresentação do modelo para a equipe da agência e observações em termos de layout; acompanhamento dos processos após a implantação; reunião de feedback com a equipe da agência; ajustes necessários. Após 90 dias uma equipe da direção irá à agência acompanhar e verificar os resultados e buscar melhorias que julgar necessárias.

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