Seeb BH paga primeira parte da restituição do plano de saúde aos empregados do Unibanco

Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte deu início ao pagamento dos créditos de restituição das mensalidades do plano de saúde dos bancários do Unibanco. Este pagamento é apenas da primeira parte do crédito, já que as apurações da perita foram realizadas até novembro de 2006. A diferença de correção monetária, os créditos dos exercícios seguintes a novembro de 2006 e a revisão das mensalidades já foram requeridas no processo e estarão disponíveis futuramente.

Os valores pagos agora aos bancários decorrem de uma ação trabalhista proposta pelo Seeb BH em 2001. Na ocasião, a entidade denunciou a ilegalidade das alterações na forma de custeio do plano de saúde dos empregados do Unibanco ocorridas em março de 1998 e novembro de 2000.

Naquela época, o banco isentava os optantes pelo plano básico de mensalidade e cobrava valores simbólicos dos aderentes ao plano especial. O sindicato reclamou, também, do aumento dos preços com a transferência da carteira da Unibanco AIG Saúde para a Unimed.

Depois de mais de 15 anos de luta, a Justiça do Trabalho reconheceu o direito dos trabalhadores e determinou a revisão das mensalidades e a restituição dos valores que foram cobrados a maior com juros e correção monetária.

Os pagamentos realizados a partir desta semana se referem a uma execução provisória iniciada em novembro de 2006. O restante dos créditos e os valores que serão cobrados doravante a título de mensalidade serão objeto de nova perícia, que deverá ser designada pela Justiça do Trabalho nas próximas semanas.

A funcionária do Itaú e diretora de Saúde do Seeb BH, Luciana Duarte, destacou que esta ação é mais uma vitória para a categoria e visa corrigir uma alteração unilateral feita pelo banco de forma abusiva. “Dezenas de bancários sindicalizados à época, inclusive trabalhadores que já saíram do banco, foram contemplados com os valores. Isto mostra a importância da filiação para fortalecer a luta em defesa dos nossos direitos”, afirmou.

A partir desta terça-feira, 16 de janeiro, os pagamentos desta primeira parte serão feitos das 14 às 18h na Tesouraria do Seeb BH, localizado na rua dos Tamoios, 611, no Centro de Belo Horizonte.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram