Santander tem 15 dias para chegar a acordo com aposentados e pensionistas

(São Paulo) Banco Santander terá um prazo de 15 dias para chegar a um acordo com os aposentados e pensionistas do Banespa pré-75. Essa foi a decisão da Comissão do Trabalho de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados que realizou na quinta, dia 6, audiência pública para cobrar explicações sobre a transferência, para o banco, de títulos que garantiriam a complementação e o reajuste de aposentadorias de funcionários do Banespa pré-75.

Outra medida discutida, caso não haja avanços, é a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos.

A transferência de títulos foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, na gestão de Fábio de Oliveira Barbosa, em agosto de 2000, antes da privatização do Banespa. Barbosa que participou da audiência convocada pelo presidente da Comissão, deputado Nelson Marquezelli (PTB -SP), negou qualquer responsabilidade e disse que não havia nenhuma menção à inalienabilidade dos títulos ou informações de que garantiam pensão e aposentadorias dos empregados do banco.

Várias associações de aposentados do banco participaram da audiência e repudiaram as declarações de Barbosa. Eles apresentaram diversos documentos comprovando que têm direito aos títulos e a seu ressarcimento. “Contra fatos não há argumentos”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato de SP, que participou da audiência. Ele defendeu uma solução negociada.

Mais de 400 pessoas acompanharam a audiência. Caravanas de diversas regiões do país foram organizadas. Participaram representantes da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa (Afubesp), Banesprev e Cabesp, da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB) e da Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa (Afabesp).

Fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram