Santander é condenado a fechar PAB que abre aos sábados em São Bernardo

A agência do Santander, localizada no paço municipal de São Bernardo do Campo, não pode mais abrir aos sábados. O Sindicato dos Bancários do ABC ganhou a ação contra o banco que infringia o artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que proíbe os bancários trabalhar aos sábados.

O banco também ignorava o acordo coletivo de trabalho firmado com o Sindicato, obrigando os funcionários a uma jornada extraordinária que ultrapassava 30 horas semanais sem receber por isso nenhuma vantagem, além das horas extras, e nem a possibilidade de folgar outro dia da semana.

Uma vitória do Sindicato e principalmente dos bancários. Há um ano, o Sindicato entrou com uma ação judicial contra o Santander por desacatar a lei trabalhista que assegura os direitos dos bancários.

Além da ação na Justiça, o Sindicato conversou com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para que rompesse o convênio com o banco, já que o posto abria aos sábados para atender exclusivamente os munícipes que utilizavam a Rede Fácil, sem nenhum avanço ou sucesso.

“O Sindicato não pode permitir esse desrespeito ao trabalhador. Isso é abrir brechas para que todas as nossas conquistas sejam violadas pelos bancos. Essa é uma ação ganha contra o desacato do banco com os bancários e a Lei”, declarou Maria Rita Serrano, presidenta do Sindicato.

Outra ação importante do Sindicato foi os plantões realizados aos sábados no Santander, na Prefeitura, que impediu a abertura do posto durante meses e não permitiu que os bancários continuassem a ser explorados indevidamente. “Uma vitória dos bancários que unidos com o Sindicato conseguiram garantir os seus direitos”, afirmou Eric Nilson, secretário-geral do Sindicato e funcionário do Santander.

A juíza da 4ª Vara do Trabalho de São Bernardo, Maria Cristina Xavier Ramos Di Lascio, executou a ação e ordenou a expedição de mandado impedindo o banco de utilizar o trabalho dos bancários aos sábados. A entrega do mandado será feita por oficial de justiça e nos próximos dias o banco deverá ser intimado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram