Santander deve oficializar seu patrocínio ao Banesprev

O Santader assumiu na quinta-feira, dia 14, o compromisso de manter, oficialmente, o patrocínio que já proporciona, de modo informal, ao Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev). Esse foi o único ponto de consenso na reunião realizada entre representantes do Santander e de aposentados do Banespa – incorporado pelo banco multinacional. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

De acordo com o parlamentar, não avançaram as negociações sobre as cláusulas econômicas relativas ao pagamento dos benefícios dos aposentados do Banespa. Por isso, serão necessárias novas reuniões com representantes da instituição e dos aposentados. O encontro ocorreu a portas fechadas.

Reajuste dos benefícios

O maior entrave é o reajuste de 61% dos benefícios e aposentadorias, pleiteado pelos aposentados. Eles dizem que o benefício ficou cinco anos congelado, sendo essa a razão da perda. Segundo o Santander, a perda ocorreu porque, quando o Banespa foi privatizado, os funcionários da ativa e os aposentados puderam escolher o tipo de plano de aposentadoria ao qual iriam aderir. De acordo com o banco, essas perdas deram-se em razão do plano escolhido.

Representantes dos trabalhadores reclamam prejuízos superiores a R$ 20 bilhões (em valores atualizados) envolvendo recursos que deveriam pertencer ao fundo de pensão do antigo banco estatal.

Participaram do encontro o vice-presidente do Grupo Santander Banespa, José Paiva Ferreira; e o representante da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, Hebert Moniz, entre outros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram