Santander confirma primeira negociação no dia 18; bancários querem avanços

O Grupo Santander Brasil confirmou a primeira negociação da minuta específica de reivindicações para o aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010 para a próxima sexta-feira, dia 18, às 15h, em São Paulo. A rodada será realizada no prédio do Real, na Av. Paulista, 1374 – 3º andar – sala 5.

No mesmo dia, às 10h, será promovida reunião preparatória das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do Santander e do Real, na sede da Contraf-CUT (Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar), no centro da capital paulista.

A negociação ocorrerá um dia depois da quinta rodada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Os banqueiros disseram que irão apresentar uma proposta global, após quatro reuniões com debates e enrolações. Os bancários já fizeram paralisações parciais, exigindo seriedade e proposta que atenda às expectativas da categoria, incluindo remuneração, emprego e melhoria das condições de saúde, segurança e trabalho.

Renovação do aditivo

A minuta foi entregue para o banco no dia 1º de setembro. Há um bloco de cláusulas para manutenção com avanços e outro de novas demandas para inclusão no aditivo. O banco também recebeu a proposta para o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2009.

“Queremos manter e unificar direitos e conquistas, conforme as condições mais vantajosas para os trabalhadores, bem como garantir proteção aos empregos, sobretudo no processo de fusão, e melhoras as condições de trabalho”, projeta o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Mais dinheiro para a Fórmula 1. E para os funcionários?

“O banco só não pode alegar nas negociações que há falta de recursos para valorizar os seus trabalhadores, ainda mais depois do anúncio da parceria com a Ferrari de 2010 a 2015”, compara o dirigente sindical. O valor do contrato não foi revelado. Atualmente, o banco patrocina a McLaren.

Segundo a Folha de S.Paulo, entrevista coletiva do banco espanhol e da escuderia italiana foi realizada nesta semana em Monza. Sucos vermelhos (cor da equipe e do banco) eram servidos. Luca di Montezemolo e Emilio Botín, presidentes da Ferrari e do Santander, compareceram.

O mundo da F-1 aguardava com ansiedade para saber se o anúncio da parceria seria apenas um chamariz para a divulgação de que o piloto espanhol Fernando Alonso correria pela equipe em 2010.

Do microfone à tradução simultânea, nada funcionava. Ao ser questionado em inglês, Botín pediu ajuda dos demais para traduzir a pergunta. Ele não escapou da pergunta de um jornalista espanhol inconformado com o não anúncio de Alonso no time.

“Os diretores do Santander, quem escolhe sou eu. Os pilotos da Ferrari, quem escolhe é o Luca”, declarou Botín. “Nossos pilotos são o Kimi Raikkonen e o Felipe Massa, que está sendo substituído por Giancarlo Fisichella”, cravou Montezemolo.

Santander: respeite o Brasil e os brasileiros!

“Queremos que o Santander respeite o Brasil e os brasileiros, reconhecendo o empenho e a dedicação dos seus trabalhadores, que têm sido os principais responsáveis pelos lucros e resultados do banco, enfrentando metas abusivas, assédio moral e precárias condições de trabalho”, enfatiza Ademir.

“Também esperamos que os aposentados sejam respeitados, uma vez que vêm sendo tratados com enorme descaso, apesar de sua dedicação aos bancos adquiridos pelo Santander e da condição de clientes em potencial”, conclui o dirigente da Contraf-CUT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram