Rondônia: Empregados Lotéricos se reúnem para definir reivindicações

Empregados lotéricos se reúnem nesta quinta-feira (dia 24) na capital para a assembléia geral da categoria, no Sindicato dos Bancários do Estado de Rondônia. A assembléia geral vai servir de ponto inicial para a elaboração de uma pauta de reivindicação desses trabalhadores considerados como correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal.

Segundo o diretor de cooperativas e correspondentes bancários do SEEB/RO, João Marcos, o segmento é maioria no ramo financeiro e um dos mais desassistidos. Nele se incluem alem dos lotéricos os trabalhadores de factorings, financeiras, seguradoras, cooperativas e outros serviços.

“Os bancários representam hoje apenas 25% dos trabalhadores do ramo financeiro. Os não bancários representam a outra parte. A segmentação do setor bancário no Governo FHC criou essas anomalias, trabalhadores que exercem a mesma função de bancário, mas não recebem ou possuem benefícios pelo trabalho que exercem”, ressaltou.

De acordo com João Marcos, os lotéricos fazem parte da base sindical do Sindicato dos Bancários desde 1.999, situação que foi ratificada em março desse ano, durante o VI Congresso dos Bancários (Coban) realizado em Ji-paraná, quando houve uma mudança estatutária para regularizar a situação desses trabalhadores como pertencentes ao ramo financeiro.

O Sindicato dos Bancários do Estado de Rondônia é autor de uma ação na Justiça do Trabalho, já vencida em 1ª instância que obriga a Caixa Econômica a dar mais segurança às lotéricas. “A Caixa ganha muito em cima das lotéricas, mas o percentual de repasse pela prestação de serviço é mínima. Esse é apenas um dos pontos que serão discutidos na assembléia. Vamos realizar uma campanha para tentar reverter essa situação”, finalizou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram