Roda de conversa debate sobre necessidade de mudanças socioeconômicas

Atividade desta sexta-feira (2) faz parte de uma série de debates sobre os textos publicados na edição brasileira da Agenda Latino-americana 2021, que, neste ano, propõe a reflexão sobre a necessidade de mudança de rumo na sociedade de consumo capitalista

“Os sentimentos de empatia, de amor e de solidariedade nos levam a nos inclinarmos sobre os caídos no caminho, a revitalizar as terras devastadas, a purificar a água e limpar o ar e o solo envenenados.” Este é um trecho do texto “A espiritualidade e o eventual fim da espécie humana”, do professor, teólogo e filósofo Leonardo Boff, que será debatido na 6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana, nesta sexta-feira (2), a partir das 19h.

O próprio autor fará parte do debate. Leonardo Boff dividirá a mesa, ou melhor, a tela, com o monge beneditino Marcelo Barros, com o editor da revista Senso e cientista da religião, Jonathan Félix, e com a fisioterapeuta e ativista social, Sarah Suzan. A atividade será transmitida, ao vivo, a partir das 19h, pelo Facebook e pelo canal no Youtube da Agenda Latino-americana e pelo canal da Comunidade Bremen. Quem acompanhar ao vivo poderá fazer perguntas e comentários sobre o tema em debate.

A Agenda

A Agenda Latino-americana é um projeto criado há 30 anos por Dom Pedro Casaldáliga e por José María Vigil para contribuir com a reflexão sobre questões políticas e sociais numa perspectiva construtiva e crítica, comprometida com causas que afetam a humanidade em escala global, a partir da identidade latino-americana e que, durante todos estes anos, tem contribuído para a formação libertadora de mulheres e homens que, de forma consciente, assumem o compromisso de lutar pela mudança da triste realidade social na qual vivemos.

A Agenda Latino-americana, que já nos trouxe reflexões sobre igualdade de gênero; sobre o “tsuname” tecnológico e suas consequências para a sociedade; sobre desigualdade e propriedade; direitos humanos; democracia; socialismo; economia; e tantos outros temas de fundamental importância, neste ano nos ajuda a refletir sobre as conquencias da devastação do planeta e alerta para que a humanidade não apenas pare de consumir desenfreadamente, como também promova ações para a recuperação do que já foi devastado, ou será tarde demais e a natureza nos imporá suas consequências, como, por exemplo, as pandemias.

Justamente em decorrência da pandemia de Covid-19, a equipe da edição brasileira optou pela não impressão da agenda neste ano e disponibilizou todos os textos na internet. Além disso, mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês, promove debates sobre um dos textos veiculados na edição de 2021.

6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana

Sexta-feira, 2 de junho
A partir das 19h, ao vivo:

Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=6c7iNNMKmgU

Facebook
https://www.facebook.com/112979903960147/posts/257948189463317/

Comunidade Bremen
https://www.youtube.com/watch?v=CglA52er96w

Texto base
https://bit.ly/3gqFMg0

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram