Risco de fechamento da Caixa de Cabrália (BA) gera protestos

Bancárias e bancários de Santa Cruz Cabrália (BA) se mobilizarão nesta quarta-feira (23) para denunciar o risco de fechamento da agência da Caixa Econômica Federal da cidade. O objetivo é informar a população sobre o desmonte que o banco vem sofrendo, com redução de agências e demissão de funcionários. O ato começa às 11h, em frente à agência da Caixa, com a presença do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia para conversar com a população. O ato faz parte do Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa, que será realizado por bancários do país inteiro.

Para Carlos Eduardo Coimbra, coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), por ser uma instituição pública, a Caixa tem papel social. O fechamento de uma agência do banco representa prejuízo para toda a sociedade. "O ato de amanhã é uma maneira de alertar as pessoas sobre o desmonte dos bancos públicos. Essa é decisão política do Governo Temer, que também está reduzindo os investimentos na construção de moradias e a capacidade de atendimento pessoal à população", lembra Coimbra.

Desmonte da Caixa
No começo de agosto, o banco publicou uma instrução normativa indicando fim dos concursos públicos para a contratação de seus funcionários. "Queremos mostrar o processo de desmonte ao qual está sendo submetida a Caixa, uma instituição financeira centenária que tem contribuído para o desenvolvimento do país, por meio de programas de geração de emprego e renda, financiamento habitacional, incentivo ao turismo, redução da desigualdade regional, dentre outras", alerta João Climário, diretor jurídico do Sindibancários.

A Caixa está presente na vida das pessoas por intermédio de seus programas sociais, do FGTS, das loterias. O Programa Minha Casa Minha Vida é apenas um exemplo da importância do banco para amenizar o problema do déficit habitacional. A Caixa é líder desse mercado. Além de ser a operadora do Programa, ela também concede empréstimos para os compradores dos imóveis.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram