Rio Grande do Sul: GT de Segurança Bancária se reúne após quatro meses

(Porto Alegre) O Grupo de Trabalho da Segurança Bancária no RS terá a primeira reunião depois de quatro meses nesta quarta, dia 22, a partir das 14h, na sede da Superintendência da Polícia Federal (Avenida Ipiranga, 1365), em Porto Alegre. O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), que integra o GT, Juberlei Baes Bacelo, diz que a reativação do GT é fundamental principalmente depois de novo assalto a banco ocorrido no Estado. Uma agência do Unibanco foi atacada em Canoas nesta terça-feira, elevando para 112 os casos de 2007, conforme levantamento do SindBancários. Foram 42 na Capital e 70 no Interior.

Os representantes do SindBancários vão cobrar o cumprimento pelos bancos de leis municipais que garantiriam maior proteção a bancários e usuários (localização de portas giratórias em todos os acessos das agências e blindagem em vidros) e da portaria da PF com regras sobre vigilantes e uso de câmeras de vídeo. De janeiro a julho, a Delegacia de Segurança Privada da PF (que coordenará o GT) notificou cem agências e postos na Capital e Região Metropolitana por descumprirem os planos de seguranças exigidos.

A reativação do GT foi efeito de mobilização do Sindbancários e da Federação dos Bancários RS (Feeb-RS) depois de uma seqüência de ataques a banco no Estado nos últimos dois meses. No começo de julho, houve cinco ocorrências em quatro dias. Duas delas com mortes: faleceram a jovem Cristiana Cupini, em Porto Alegre, e o bancário do Banco do Brasil e vice-prefeito de Bom Jesus, Leonardo Baroni Silveira.

Integram o GT, além dos bancários e da PF, órgãos da Segurança Pública Estadual (Brigada Militar e Polícia Civil), entidades de bancos e vigilantes. Também seriam convidados para a reunião representantes do setor de transporte de valores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram