Reunião da CGROS avalia campanha nacional e debate projetos para 2011

A Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) da Contraf-CUT se reuniu nessa quinta-feira, 2 de dezembro, na sede da Confederação, em São Paulo, para avaliar a Campanha Nacional dos Bancários 2010 e debater a retomada da mesa temática de Igualdade de Oportunidades, entre outros temas.

Participaram do encontro a secretária de políticas sociais da Contraf-CUT, Deise Recoaro, Magna Vinhal, Fetraf/MG, Jair Sanches, Fetec PR, Rosana Meira, Seeb RJ, Wadson Boaventura, Seeb DF, Denivia Barreto, Seeb Curitiba, João Arnaldo, Feeb SP/MS, Zé Roberto, Fetec SP, Isaias, Afubesp e Conade.

Os dirigentes discutiram o papel da CGROS na atual conjuntura política e sindical e algumas iniciativas consideradas prioritárias para 2011.

O primeiro ponto lembrado foi a conclusão do Caderno Contraf-CUT sobre o tema Igualdade de Oportunidades. O conteúdo da publicação foi discutido pelos participantes, que fizeram sugestões. A ntenção é finalizar o caderno até o início de 2011.

Os membros da CGROS também discutiram proposta de parceria com o Instituto Observatório Social para avaliar o impacto do plano de diversidade dos bancos nos locais de trabalho. O objetivo seria verificar se está havendo aumento da participação da população negra nos locais de trabalho.
Outra proposta debatida foi a realização de um diagnóstico sobre o perfil das diretorias dos sindicatos de bancários em todo o país. “As mulheres são metade da categoria, porém não sabemos quantas são e onde estão nos sindicatos. Daí a necessidade de um levantamento nacional”, afirma Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT. A proposta é envolver as federações para aplicação de um questionário junto aos sindicatos através das representações da CGROS.

Deise considerou a reunião produtiva e comemorou a participação das federações. “É muito mais produtivo pensar junto. As federações têm dado grandes contribuições por meio de seus representantes”, afirma.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram