Realizada quarta Mesa de Prestação de Contas da Cassi

Foi realizada, nesta terça-feira (12), a 4ª Mesa de Prestação de Contas da Cassi, cumprindo o Memorando de Entendimentos assinado entre as Entidades de Representação do Funcionalismo do BB e o Banco do Brasil.

Nesta mesa, a diretoria da Cassi apresentou os dados financeiros do ano de 2017, bem como de todo o período desde a implantação da contribuição extraordinária, com recursos dos associados e do banco, via ressarcimento de despesas.

Foi apresentada a preocupante situação da projeção de caixa da Cassi e a projeção do índice de solvência, uma exigência da ANS – Agência Nacional de Saúde.

Durante a apresentação, a diretoria financeira respondeu aos questionamentos feitos pelos membros da Mesa de Negociação sobre o aumento das despesas médicas e seu impacto do caixa da Cassi. 

Uma novidade nesta Mesa de Prestação de Contas foi uma apresentação feita pela Accenture, empresa especializada de consultoria, conforme consta no Memorando de Entendimento. Segundo o memorando, a consultoria foi contratada para análise e revisão de processos e sistemas, buscando o aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança e dos processos internos, a redução de despesas, a viabilização de parcerias estratégicas e a criação de mecanismos de uso racional dos serviços do sistema integrado de saúde da Cassi.

Foram apresentados dados captados e estudos realizados, bem como apontamentos sobre medidas de gestão e aperfeiçoamento que estão sendo desenvolvidas em todas as diretorias da Cassi e que serão apresentadas para debate na Diretoria e Conselho Deliberativo.

Ficou constatado na apresentação que os estudos apontam para uma necessidade de melhoria na área de tecnologia e sistemas, um melhor acompanhamento dos participantes, assistidos e dependentes bem como uma necessidade de melhoria e ampliação na Estratégia Saúde da Família.

A presença da consultoria foi uma solicitação das Entidades da Mesa de Negociação, para que seja dada mais transparência aos processos que estão sendo desenvolvidos dentro da Cassi.

Nos próximos dias, a Consultoria apresentará relatório a ser discutido na diretoria que dará direcionamento a implantação de medidas para melhoria da gestão.

A Diretoria informou que apresentará nos próximos dias medidas de gestão para curto prazo, com o objetivo de melhorar as perspectivas de caixa e de solvência, que serão debatidas no órgão de governança da Cassi.

As entidades solicitaram que tão logo sejam aprovadas no Conselho Deliberativo, as medidas sejam anunciadas para a Mesa de Negociação, em nova Prestação de Contas com data a ser definida até o final de janeiro.

Para Wagner Nascimento, Coordenador da Mesa de Negociações da Cassi com as Entidades, a 4ª Mesa de Prestação de Contas trouxe um novo elemento, os estudos da consultoria. “É importante descartar a importância que os programas de prevenção e a Estratégia Saúde da Família terão peso fundamental na sustentabilidade da Cassi. A apresentação dos estudos, ainda que não conclusos, dá mais transparência ao processo de acompanhamento pelas Entidades Representativas e pelos Associados da Cassi. Nos preocupa bastante a situação financeira e esperamos ter propostas que contemplem melhorias efetivas na gestão no curto, médio e longo prazo, garantindo que teremos uma Cassi perene aos funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e seus dependentes”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram