Reajuste de 30,44% no Cabesp Família “tira” a saúde dos usuários

Os recorrentes reajustes acima da inflação aplicados no Plano Cabesp Família, que não possui uma fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS) por ser de autogestão, está tirando – ironicamente – a saúde de seus usuários.

A história vem se repetindo ao longo dos últimos anos: em 2012, o aumento foi de 22,01% e provocou a evasão de inúmeras pessoas, conforme noticiou a Afubesp com a publicação de cartas de associados enviadas à entidade na época.

Em 2013, o índice foi de 11% e também causou revolta nos usuários, tornando a situação cada vez mais insustentável.

Agora, em 2014, a Cabesp anuncia o maior reajuste dos últimos tempos: 30,44%, um índice que irá elevar as mensalidades a níveis impraticáveis.

> Clique aqui para ver a nova tabela do Cabesp Família.

Com os aumentos aplicados apenas nos últimos três anos, o valor a ser pago mensalmente a partir de 1º maio teve um crescimento perto dos 77%, levando em consideração o efeito cascata.

De acordo com o cálculo da Subseção do Dieese da Contraf-CUT, uma pessoa com mais de 60 anos, que tenha feito sua adesão ao Cabesp Família até 31/12/2003, vai passar a pagar R$ 1.648,37, caso tenha optado por acomodação individual, ou R$ 1.360,67 se escolheu por quarto coletivo.

Quem consegue arcar com tal despesa???

Petição online

Uma petição online está disponível na internet reivindicando a redução do índice de aumento do plano.

> Clique aqui para assinar a petição.

Mais de 1.200 pessoas já assinaram o documento até o início da tarde desta sexta-feira (11), que será enviado para a Cabesp.

A Afubesp informa que estuda medidas para defender os direitos dos usuários do Cabesp Família e orienta os colegas a assinarem a petição online que reivindica a redução do índice do aumento.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram