Quadrilha faz bancários de escudo humano e assalta Sicredi no Mato Grosso

Uma quadrilha invadiu uma agência do Sicredi em Mato Grosso, fez os clientes reféns e fugiu com o dinheiro da instituição. As vítimas deste 26º ataque a bancos em Mato Grosso ocorreu no município de Feliz Natal (distante 536 quilômetros de Cuiabá), com o já conhecido estilo “novo cangaço”.

Segundo a Polícia Civil, a ação aconteceu por volta das 8h30 de quinta-feira (29), com os bandidos atirando para o alto. Em seguida, eles quebraram a porta de vidro da agência e foram atrás do dinheiro. Funcionários da agência foram feitos reféns e colocados na porta como “escudo humano”.

Ainda de acordo com a polícia, três automóveis foram utilizados na fuga, no sentido ao município de Vera (458 quilômetros da Capital). Eles utilizaram Palio, Uno e Blazer, que teriam sido abandonadas.

A caminhonete Blazer tinha sido roubada em Feliz Natal pela quadrilha. A polícia recebeu informação de que o bando estaria prosseguindo a fuga em um único veículo, mas acredita que possam ter usados outros veículos em apoio.

Em nota, a assessoria de comunicação do Sicredi destacou que a invasão da unidade ocorreu “logo após a abertura” da agência. “Houve tiros, mas ninguém se feriu. Cinco colaboradores foram feitos reféns, mas liberados em menos de meia hora na entrada do município, saída para Vera. O valor total roubado ainda não foi estipulado, mas, de acordo com informações recentes, não deve ser um montante muito expressivo, já que as unidades não permanecem com valores altos”.

Há dez dias, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou o Plano de Ações de Prevenção e Repressão Imediata a Roubos a Banco. Na ocasião, o secretário Diógenes Curado anunciou que algumas medidas do plano já estavam sendo realizadas e que outras iriam ser aplicadas a médio e longo prazos. A Polícia Civil enviou uma equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) a Feliz Natal.

O Sicredi informou também que a agência conta com estrutura de segurança. “A unidade do Sicredi em Feliz Natal nunca havia sido alvo de assalto antes e conta com sistemas de segurança específicos para instituições financeiras como porta giratória, circuito interno de monitoramento centralizado, cofre com retardo e vigilância armada. As imagens internas serão analisadas”.

Entretanto, o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Arilson da Silva, afirmou que os cuidados estão aquém, tanto para os funcionários (que estão em greve no Estado) como para os clientes. “Se tornou uma atividade de risco ser bancário e usuário”.

Ele disse que os bancos não se preocupam com a segurança e acredita ser “muito pouco” os cerca de 3 mil policiais que o governo do Estado afirma que irá colocar nas ruas. Para ele, também devem ser realizadas ações conjuntas pela polícia e mais investimento no setor de inteligência. Os bancários farão nesta sexta-feira (30) um ato público às 8h30.

Antes desse assalto em Feliz Natal também aconteceram ataques em municípios como Poconé, Paranatinga, Nova Monte Verde e Campo Novo do Parecis. A maioria, em agências do Banco do Brasil. Além disso, quase 70 caixas eletrônicos foram arrombados em Mato Grosso somente em 2011.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram