Protesto contra demissão paralisa agência do Santander em São Paulo

O Sindicato dos Bancários de São Paulo promoveu na terça-feira, dia 10, um ato na agência Água Rasa do Santander, localizada na Rua Siqueira Bueno, Zona Leste. A unidade permaneceu fechada ao longo do dia, em protesto contra a demissão de uma bancária. Os trabalhadores também sofrem com problemas graves decorrentes do assédio moral praticado pela gerência.

A reivindicação do Sindicato é a reintegração imediata da funcionária dispensada, o fim do assédio moral e da cobrança abusiva de metas.

O funcionário do Santander e diretor do Sindicato, Marcelo Sá, destaca que não há motivo para o banco demitir, pelo contrário, faltam funcionários nas agências. “O Sindicato negociou com o banco um plano de mobilidade interna para acabar com essas dispensas”, afirma.

Ainda segundo o dirigente, o resultado global do banco nos primeiros três meses deste ano, que foi de 2,11 bilhões de euros e o Brasil contribuiu com cerca de um quarto do lucro mundial da instituição financeira, reforça que não há espaço para demissões.

“Os números divulgados revelam uma lucratividade extraordinária do Santander, principalmente aqui no Brasil, onde o resultado foi 17,5% maior no primeiro trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2010. Estamos realizando esse protesto, mas lembro que o Sindicato vem organizando outras manifestações contra o assédio moral, as metas abusivas e principalmente contra as demissões injustificadas. Queremos outra postura do banco”, ressalta Marcelo.

O dirigente sindical diz ainda que os bancários não podem se intimidar diante do assédio promovido dentro do banco e devem usar o instrumento conquistado na Campanha Nacional de 2010 para fazer a denúncia.

“O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, que inclusive teve a adesão do Santander. Portanto, orientamos os trabalhadores a sair do isolamento e denunciar”, destaca Marcelo Sá.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram