Produção industrial fica estável no mês e cai em relação a 2016

A produção industrial brasileira ficou estável de janeiro para fevereiro (0,1%), segundo informou nesta terça-feira (4) o IBGE. Na comparação com fevereiro do ano passado, a atividade cai 0,8%. Cresce 0,3% no bimestre e recua 4,8% em 12 meses, com redução no ritmo de queda, de acordo com o instituto.

No mês, o resultado foi  positivo em três das quatro categorias econômicas e em 13 dos 24 ramos pesquisados. O IBGE destaca o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 6,1% sobre janeiro, e o de máquinas e equipamentos (9,8%). Entre as quedas, a atividade de produtos alimentícios recuou 2,7%.

Em relação a fevereiro de 2016, que teve um dia útil a mais, o instituto apurou resultados negativos em duas das quatro categorias, em 17 dos 26 ramos, 46 dos 79 grupos e 53,2% dos 805 produtos pesquisados. O setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis caiu 10,7% e o de produtos alimentícios recuou 6%, nas principais influências negativas. A atividade de produtos químicos teve retração de 3,6%.

Das atividades em alta, um destaque é a de veículos automotores, com crescimento de 18,7%, "impulsionada, em grande parte, pelos itens automóveis, veículos para transporte de mercadorias e autopeças". O setor de indústrias extrativas subiu 4,7% ante fevereiro do ano passado e o de máquinas e equipamentos, 11%.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram