Procura do consumidor por crédito recua 0,5% em 2014, informa Serasa

Reuters
Priscila Jordão

A procura do consumidor por crédito em 2014 recuou 0,5 por cento contra um ano antes, informou a empresa de informações de crédito Serasa Experian, conforme a população buscou reduzir seus níveis de endividamento e inadimplência em um cenário de alta da inflação, dos juros e do custo do crédito.

Tal resultado ocorre na sequência de dois anos em que a procura por crédito também foi frágil, disse a Serasa, citando o crescimento de 1,8 por cento registrado em 2013 e a queda de 3,1 por cento de 2012. Em comparação, o biênio 2010/2011 havia registrado crescimento robusto na procura por crédito, de 16,4 e 7,5 por cento, respectivamente.

“A alta da inflação, os esforços do consumidor em reduzir seus níveis de endividamento e de inadimplência, a escalada das taxas de juros e do custo do crédito, a alta do dólar e o grau reduzido dos índices de confiança dos consumidores determinaram um desempenho negativo da demanda do consumidor por crédito no ano de 2014”, disse a Serasa.

No ano passado, a faixa de consumidores com renda até 500 reais mensais liderou a queda na procura por crédito, com baixa de 17,2 por cento sobre 2013.

Somente os consumidores com rendas intermediárias, na faixa entre mil e dois mil reais mensais e dois mil e cinco mil reais mensais aumentaram a demanda por crédito. A procura de clientes com renda alta recuou 3,8 por cento no segmento de cinco mil a dez mil reais e caiu 3,9 por cento para a faixa acima de dez mil reais mensais.

Por região do país, o Sul teve a maior baixa na procura por crédito, de 3,4 por cento em 2014, seguido pelo Norte, com queda 2,2 por cento, e pelo Nordeste, com recuo de 2,1 por cento. A região Sudeste teve demanda quase estável, com variação positiva de 0,1 por cento ante 2013, ao passo que o Centro-Oeste foi o único a ter crescimento, de 7,5 por cento.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram