Presidente do Seeb MT cobra mais segurança em bancos e caixas eletrônicos

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Arilson Silva, os bancos fazem muito pouco para prevenir ações de bandidos, como o assalto ocorrido em Comodoro, na tarde de terça-feira (3), e o roubo ao caixa eletrônico do Banco do Brasil em uma universidade privada de Cuiabá, que culminou no assassinato de um dos vigias do estabelecimento. “No interior o problema é mais grave. Além de ser uma questão de segurança pública por falta de efetivo policial, os banqueiros poderiam investir em câmeras ao redor das agências, em portas blindadas com detectores de metal na entrada das agências”.

Cerca de 60% das movimentações bancárias são realizadas nos caixas eletrônicos que estão instalados antes da porta giratória. Outro problema que potencializa os assaltos e põe em risco a vida dos trabalhadores de banco é o transporte de dinheiro realizado pelos bancários. “Ainda há agências que fazem uso disso. O sindicato já presenciou, já denunciou, mas faltam ações mais efetivas dos bancos para combater a prática”.

Arilson Silva destaca que os bancos têm recursos para investimentos em segurança. Segundo o presidente do Seeb MT, só no primeiro semestre deste ano, o Banco do Brasil obteve R$ 4 bilhões em lucros. “Há recursos para investir em segurança. Eles não fazem porque não querem. Os bancos não podem se omitir da responsabilidade como prestador de serviços, eles ganham por isso”.

O presidente do sindicato entrou em contato com a assessoria da senadora Serys Marli para marcar uma audiência em Brasília para debater a segurança nas agências bancárias. A senadora estava na cidade e presenciou a poucos metros, quando a quadrilha promoveu pânico e terror em Comodoro, durante o assalto. A sugestão da reunião com a senadora partiu do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Vagner Freitas.

Alguns dos principais bancos do país foram multados na terça-feira (02), em R$ 2,525 milhões por descumprirem normas de segurança. Algumas instituições chegaram a ter agências interditadas.

As punições foram determinadas durante a 76ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), da Polícia Federal (PF), em Brasília. A CCASP, integrada por representantes dos bancos, bancários, empresas de segurança, vigilantes e Exército, dentre outros, julga os processos abertos em fiscalizações da PF.

Caixa eletrônico

Em relação à morte do vigia na universidade privada pelo assalto em um caixa eletrônico, o presidente do Seeb MT destaca que os bancos precisam contratar seguranças treinados em segurança bancária. “Com a desculpa de promover facilidades aos clientes, os bancos instalam os caixas eletrônicos sem qualquer preocupação com a segurança e ainda oferece risco para pessoas dos outros estabelecimentos. Os banqueiros querem mais lucratividade e menos contratações”.

Assaltos no interior

Em 2007, a polícia registrou nove assaltos em bancos. Deste total, sete foram no interior e dois em Cuiabá. O Banco do Brasil é o mais visado pelas quadrilhas. No ano passado houve roubo nas agências do BB em Guiratinga, São José do Rio Claro, Denise e Santo Antônio do Leste.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram