Presidente da CUT/MG é sepultado no Cemitério da Paz

(Belo Horizonte) O presidente da CUT/MG Lúcio Célio Guterres, foi sepultado hoje, 3 de setembro de 2007, às 13h, no Cemitério da Paz. Ele faleceu às 11h desse domingo, 2 de setembro, no Hospital Lifecenter. Seu corpo foi velado na sede do Sindieletro.

Lúcio Guterres tinha 50 anos e era o atual presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG). Eletricitário, trabalhou por 28 anos na Cemig, foi diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro) e estava cursando o 10º. período do curso de Direito na Faculdade Estácio de Sá. Guterres já presidiu a CUT/MG anteriormente, no período de 2000 a 2003 e atuou como vice-presidente de 2003 a 2006.

Sindicalista combativo, sempre lutou em defesa do trabalhador, na unificação das campanhas salariais do Estado, pela ampliação da articulação com os movimentos sociais e populares e pelo fortalecimento da CUT.

Carismático e guerreiro, Lúcio Guterres, vinha, há 18 meses, lutando contra o câncer, buscando reunir forças na árdua batalha diária à procura de um doador de medula. No último dia 27.8, lançou a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, intitulada Doe Medula, Promova a Vida. Na ocasião afirmou que “posso dizer que além de uma dimensão inicialmente corporativista, depois classista, a CUT e todos nós sindicalistas estamos agora dando um novo passo em direção às causas humanitárias, em benefício de toda a sociedade”.

Na última quinta-feira, 30 de agosto, Lúcio Guterres sofreu um acidente de carro, em Belo Horizonte, quando se dirigia para o Aeroporto de Confins. Ele iria para São Paulo prosseguir os tratamentos no Instituto do Câncer. Do acidente não resultaram maiores conseqüências, mas, de acordo com os médicos, o quadro era grave, em virtude da própria doença e ele veio a falecer na manhã deste domingo.

Desde domingo, às 14h, foi grande o movimento no Sindieletro, por onde passaram, além de familiares, sindicalistas, amigos, estudantes de Direito e professores da Estácio de Sá. O presidente da CUT Nacional, Arthur Henrique veio também prestar uma última homenagem ao presidente cutista mineiro. “O sindicalismo está de luto pela perda de Lúcio, amigo de todas as horas e um exemplo de determinação e garra. Esperamos poder dar prosseguimento, nacionalmente, à campanha de Doação de Órgãos e Tecidos que ele iniciou em Minas Gerais, pois, mesmo no sofrimento e na dor, Lúcio deu sinal de vigor e solidariedade para com a humanidade”, disse Artur.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram