Presidente da Contraf-CUT participa da Conferência Regional da Vida Bancária

O evento discutiu prioridades apontadas pela categoria

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, participou da Conferência Regional da Vida Bancária, órgão que reúne os sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina, neste sábado (30). Cerca de 100 participantes das quatro entidades se reuniram para discutir a conjuntura e avaliar o resultado da Consulta feita junto à categoria, para aferir as prioridades para a Campanha Nacional Unificada de 2015. Além disso, a Conferência Regional discutiu a Minuta de Reivindicações e as prioridades apontadas pela categoria através da Consulta Nacional.

“A Conferência Regional já é um segundo passo na construção da Campanha desse ano. O primeiro foi a realização da Consulta junto aos bancários e bancárias na base”, avalia José Ubiraci, presidente do Sindicato dos Bancários de Arapoti. “Além disso, para nós da diretoria do Sindicato de Arapoti, é uma honra poder sediar a Conferência Regional quando o Vida Bancária completa 20 anos”, complementa.

Um das principais atrações do evento foi a mesa de debates sobre conjuntura nacional e histórias de negociações da categoria, com Roberto Von der Osten e o Junior Cesar Dias, Presidente da Fetec-CUT/PR.

Na sua apresentação, o presidente da Contraf-CUT falou sobre o histórico das campanhas salariais. Destacou que a categoria acumulou ganho real de 20% nos últimos 11 anos e 42% de ganho real no piso salarial. Falou também sobre o resultado dos bancos e os desligamentos efetivados na categoria. Colocou que para a campanha salarial deste ano temos uma estimativa de inflação de 8,3%. Registrou ainda que na Fenaban, assim como em várias outras oportunidades, o discurso é o de crise, mesmo com os lucros mantidos em alta. “A situação da economia do País não pode interferir na nossa campanha salarial, até porque os bancos continuam ganhando muito dinheiro”, afirma.

Junior César Dias, presidente da Fetec-CUT/PR, explicou que os pontos da Minuta de Reivindicações da categoria são aprovadas na Conferência Nacional e, na sequência, entreguem à Fenaban. A minuta do ano passado foi composta por 129 artigos, distribuídos em seis blocos temáticos: remuneração, emprego, igualdade de oportunidades e de tratamento, saúde e condições de trabalho, liberdade sindical e disposições gerais. Ao final de sua apresentação, Júnior salientou a importância da metodologia de debate que o Paraná utiliza para formatar suas propostas de minuta. “Esse método de debate que o Paraná utiliza para a construção da minuta é algo que deve ser garantido sempre, pois envolve trabalhadores de base, com a consulta, e dirigentes, tornando esse formato o mais eficiente e democrático.”

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram