Presidente da Contraf-CUT abre 30º Encontro dos Bancários do Piauí

Roberto von der Osten destacou pontos da categoria, como a forte mobilização

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, participou do 30º Encontro Estadual dos Bancários e Financiários do Piauí, no sábado (27), no auditório do Sindicato dos Bancários do Estado. Ele traçou uma análise de conjuntura política e econômica do momento atual e adiantou como serão traçadas as estratégias de organização da Campanha Nacional dos Bancários 2015.

Roberto von der Osten destacou pontos da categoria como a forte mobilização, conquistas dos últimos anos, aumento real pelo 11º ano consecutivo, avanços e combate ao assédio moral. Revelou ainda que, na última greve, houve a paralisação de 10.335 bancários locais, dos 22.945 existentes. “Temos que mencionar os avanços e combate ao assédio moral e metas abusivas, a 23ª Convenção Coletiva de Trabalho e os 30 anos de organização vertical e, claro, as conquistas de 2015”, ressalta o presidente da Contraf-CUT. “A categoria soma hoje 511.000 bancários, sendo que seis bancos concentram 90 por cento das agências no País”, completou.

Dentre as dificuldades que os bancários enfrentam para campanha de 2015, apontadas por von der Osten, estão a inflação alta x conflito distributivo x ganho real; o ajuste fiscal que vai apertar a duração da Campanha Nacional; a terceirização e a possível greve geral. “Tem também a venda do HSBC que vai causar demissões; as novas tecnologias que entram em campo para reduzir custos e já há acordo na indústria para redução da jornada e redução de salários”, enumera.

No que diz respeito à conjuntura sindical, Roberto questiona os fatores que mobilizam a categoria este ano. Neste sentido, ele destaca a relação com gestores do movimento sindical que disputam o governo (Conlutas); a relação entre os setores que disputaram a Contraf-CUT; a mesa separada com a Contec e que pode ter resultado diferente; o debate sobre proposta de PLR atual ou PLR Linear; a tendência da inflação; o índice de reivindicação que prejudica fechar a campanha; e o tema CASSI que vai se destacar na mesa do Banco do Brasil. “Outros temas ainda terão força, como saúde, segurança, condições de trabalho, emprego e igualdade de oportunidades”, pondera.

Na plateia estavam representantes das cidades de Miguel Alves, Floriano, Corrente, Água Branca, Bom Jesus, Esperantina, Parnaíba, União, São Miguel do Tapuio e Teresina.

Na abertura do encontro, o presidente do Sindicato Regional, Arimatea Passos, deu as boas-vindas e fez a saudação a todos os participantes, particularizando a importância do evento, bem como os temas abordados.

O vice-presidente, João Sales Neto, disse que o encontro é o momento máximo da campanha salarial dos bancários. “Precisamos nos reinventar e unir forças para lutar por nossas reivindicações”, resume o sindicalista, argumentando que o cenário político aponta este ano para uma campanha da categoria difícil.

Por sua vez, a diretora Lusemir Carvalho falou que o encontro tem relevância para os bancários, uma vez que são discutidos temas que traçarão os principais pontos defendidos na Campanha Nacional.

Em seguida, foi exibido um vídeo contando um pouco da história dos 61 anos de existência do Sindicato dos Bancários do Piauí.

Nova Regra da Aposentadoria

Outro ponto de grande relevância durante o 30º Encontro Estadual dos Bancários e Financiários do Piauí foi a palestra ministrada pelo Técnico da Previdência Social Marcus Vinicius Ferreira, que falou sobre a nova regra da aposentadoria por tempo de contribuição.

Ele distribuiu a todos os bancários um folheto educativo que aborda o fator 85/95. Segundo o informativo, trata-se do numero de pontos que a trabalhadora (85) e o trabalhador (95) devem alcançar para se aposentar integralmente.

Marcus Vinicius explica que não pode haver confusão, pois o 85 e 95 não são idades de aposentadoria, mas a soma de idade mais tempo de contribuição. O folheto esclarece ainda que o fator previdenciário não acabou, pois o trabalhador que completar o tempo, mas não se enquadrar na regra 85/95, pode solicitar a aposentadoria com aplicação do fator.

Quanto às regras da aposentadoria por idade, essas não mudaram, sendo 65 anos para homens e 60 para as mulheres mais 15 anos de contribuição.

Marcus Vinicius parabenizou a iniciativa do Sindicato dos Bancários de prestar este tipo de esclarecimento à categoria. “Porque quanto mais a gente procura entender a situação da Previdência Social, melhor para todos não só para os bancários até porque há uma propagação de informações”, enfatiza.

Muitos aproveitaram para tirar dúvidas. E foi justamente o que aconteceu, tanto que o representante do INSS foi bombardeado por um turbilhão de perguntas por parte dos bancários que queriam saber o que mudou com a nova regra de aposentadoria.

Segundo Marcus Vinicius, a principal dúvida de todos sobre o tema “é se houve uma melhoria ou se é uma situação momentânea, daí respondo que houve um ganho realmente. Mas as pessoas têm que entender e não confundir aposentadoria integral com o salário que está recebendo”, esclarece.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram