Presidenta da Contraf-CUT visita Fetraf RJ/ES e avalia Campanha Nacional 2018

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, visitou a Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf/RJ-ES), na quinta-feira (7), e conversou com alguns dirigentes para avaliar a Campanha Nacional 2018 e debater sobre os desafios que se colocam à categoria e à classe trabalhadora.

“A campanha deste ano foi a primeira desde a entrada em vigor da reforma trabalhista. Os bancários estavam apreensivos com a possibilidade de perderem diversos direitos históricos. Os banqueiros trouxeram uma pauta enorme para a mesa de negociação que propunha a retirada de várias cláusulas da convenção coletiva e a nossa unidade nacional garantiu a manutenção de todas elas, o aumento real e a manutenção da mesa única. Essas foram nossas grandes vitórias”, disse a presidenta Contraf-CUT.

A presidenta lembrou que a Campanha Nacional Unificada 2018 ocorreu numa conjuntura extremamente desfavorável aos trabalhadores. Foi a primeira campanha da categoria após as mudanças promovidas pela reforma trabalhista do pós-golpe. Em 2016, o acordo assinado garantiu os direitos até este ano.

O Comando Nacional dos Bancários tinha como estratégia principal, apontada pelos bancários na consulta e nas assembleias, a manutenção de toda a CCT para toda a categoria, como forma de neutralizar os impactos nefastos do desmonte da legislação trabalhista que poderia afetar 61% das cláusulas da nossa Convenção Coletiva.

Juvandia Moreira ressaltou ainda a importância da unidade da classe trabalhadora contra qualquer proposta que vise a retirada direitos. “Temos que nos manter unidos para impedirmos retrocessos e qualquer ataque aos direitos dos trabalhadores. Precisamos defender os bancos públicos como instituições fortes que podem ajudar no desenvolvimento econômico do país e na geração de emprego.”

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram