Posse festiva da diretoria da Contraf ‚ hoje

(São Paulo) A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) realiza nesta quinta-feira a solenidade festiva de posse da diretoria, eleita no dia 25 de abril. A nova direção foi empossada oficialmente durante o primeiro Congresso Nacional da Contraf.

 

“Estamos vivendo um momento histórico, pois a Contraf já nasce grande, com ampla representação. O sistema financeiro nacional cresceu muito e se diversificou. Os trabalhadores também precisaram inovar e criar a Contraf para representar todos os empregados do ramo financeiro. Na prática, estamos cumprindo uma das principais estratégias da CUT, que é ampliar a representação dos trabalhadores”, afirmou Vagner Freitas, presidente da Contraf.

 

A Confederação foi criada em janeiro deste ano, em uma assembléia ocorrida no Paraná. Dois meses depois, a nova entidade garantiu o registro sindical e hoje já aglutina nove federações, com 110 sindicatos e 360 mil trabalhadores.

 

“A Contraf-CUT foi criada para atender a uma demanda das diversas categorias envolvidas em atividades do sistema financeiro. Antes, todo o trabalho era desenvolvido pelos bancários. Mas com o tempo, os bancos foram constituindo suas holdings e hoje os trabalhadores encontram-se divididos em vários segmentos. Muitos empregados ficaram à margem da Convenção Coletiva Nacional dos bancários, embora realizem serviços para os bancos”, comentou Vagner.

 

Além dos bancários, trabalham para o sistema financeiro nacional os financiários, promotores de vendas, securitários, especialistas em tecnologia da informação e funcionários de bolsas de valores, entre outros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) realizada em 2004, essas categorias reúnem mais de um milhão de trabalhadores.

 

“Nosso objetivo agora é incluir todos os trabalhadores que fazem parte do processo de intermediação financeira no debate e nas negociações sindicais. Com isso, esperamos equiparar os direitos e ampliar as conquistas dos empregados do sistema financeiro nacional”, finalizou Vagner.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram