Posse da nova diretoria do Sindicato do Piauí reúne mais de 500 convidados

(Teresina) Mais de 500 pessoas entre bancários, convidados e autoridades políticas prestigiaram a posse festiva da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Piauí, sábado, dia 11, no Espaço Cultural dos Bancários, sede da entidade. Foi em clima de muita emoção que José Ulisses de Oliveira (BB) assumiu a presidência do sindicato e Valdisar Leandro (CEF) o cargo de vice para o mandato 2007/2010. Eles foram eleitos pela chapa “Sindicato é ParticipAção e Luta”.

Antes da comemoração, houve um culto ecumênico no Auditório Regina Sousa e em seguida foi realizada a cerimônia de apresentação da nova diretoria cuja mesa foi composta pelo ex-deputado federal e ex-presidente do sindicato, Simplício Mário, a presidenta do Seebf/PI, De Assis Araújo, e o presidente eleito José Ulisses de Oliveira.

O governador Wellington Dias, que também já presidiu o Sindicato dos Bancários, o deputado federal Nazareno Fonteles, e os vereadores Odaly Medeiros e Deusdeth Nunes (Garrincha) estavam entre os convidados da festa.

Em seu discurso de despedida como presidenta, De Assis Araújo falou sobre as atribuições dos dirigentes sindicais e os percalços que enfrentou enquanto esteve a frente da entidade. “Dediquei-me ao máximo para agregar a categoria. Dedico esse mandato ao que produzimos nesses quatro anos”, resume, acrescentando que uma marca da gestão passa foram as mobilizações, viagens e campanhas contínuas.

De Assis lembra que durante os quatro anos de mandato, houve greves, concursos e renovação do quadro de funcionários de bancos públicos, “mas falta muito para conquistar e essa nova diretoria tem a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem”, frisa, ao tempo que informa sobre o lançamento de uma revista que traz a prestação de contas para categoria bancária e sociedade de tudo que foi investido pela entidade. “Temos a clareza de que a luta continua e somos parte dessa luta”, pondera, agradecendo a todos que direta ou indiretamente colaboraram para o engrandecimento e sucesso da gestão passada.

Por sua vez, o presidente eleito, José Ulisses de Oliveira, fez referência aos desafios que terá pela frente e que contará com uma diretoria competente para tal tarefa. Agradeceu os convidados do Ceará, representantes das AABBs, bancários aposentados, lembrou dos bancários falecidos e ressaltou a importância da família, destacando sua esposa, filhos, mãe, amigos e o pai falecido.

Sobre sua trajetória na carreira bancária, agradeceu a empresa Banco do Brasil quando ingressou no ano de 1976 ao chegar de São João do Piauí. Natural de Piripiri, Ulisses também passou por Campo Maior, Beneditinos e José de Freitas, mas foi a capital piauiense que escolheu para fixar moradia. “Sinto-me um teresinense de coração”, diz, comentando que o BB foi sua universidade e o mestrado fez no Sindicato dos Bancários, tendo como professores, Wellington Dias, Regina Sousa, Simplício Mário e De Assis.

José Ulisses disse que a função de cada bancário é lutar junto com os demais companheiros em defesa da categoria. “Todos têm que participar cobrando e nossa função é não desistir nunca, pois endurecer é não perder a ternura”, explica, referindo-se ainda a Central Única dos Trabalhadores e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Orgulhoso ao ver o irmão assumir a presidência do sindicato, Simplício Mário lembrou quando passou o cargo para De Assis Araújo que agora passou esse mesmo cargo para José Ulisses. “Ele continuará o trabalho que aprendeu numa família”, observa o ex-presidente do Seebf/PI. Simplício destaca o processo eleitoral e a categoria que elegeu a Chapa Sindicato é ParticipAção e Luta, depositando confiança e parceria nos novos diretores. “Temos esperança de que os bancários serão pontos de experiência e luta dessa categoria”, conclui.

O governador Wellington Dias reconhece a responsabilidade do Sindicato dos Bancários do Piauí assegurando que é uma das mais importantes categorias do país e uma das mais organizadas. “Fico feliz em ver uma diretoria com homens e mulheres que já partilham dessa luta há bastante tempo, e outros que se integraram mais recentemente. E comandada pelo Ulisses que é alguém que há
muitos anos era chamado para essa missão e por razões pessoais e momentâneas não pôde assumir, agora, pelo voto livre da nossa categoria nos representa”, diz.

“Sinto-me muito feliz em ser bancário e ver o meu sindicado, da minha categoria, comandada com alguém como ele (Ulisses)”, reitera Wellington Dias. Sobre a participação do governo do Estado em ajudar os bancários, o governador lembra que desde 2003, diante das dificuldades de negociações na campanha nacional, “temos buscado dialogar com o Ministério da Fazenda e com o próprio presidente [Lula]. Agora estamos juntos e vamos ter uma missão de trabalhar essa situação do Bep (Banco do Estado do Piauí) e nossa idéia é de um lado não só não aceitar a privatização, mas encontrarmos um caminho que possa garantir as condições de proteção de um lado aos servidores, e o Estado ter uma condição de ter um instrumento nessa área de financiamento”, enfatiza.

Ele informa ainda que o Estado retomou o diálogo com o Governo Federal “e tão logo tenhamos uma definição de qual é o rumo, creio que vamos tomar essa decisão juntos com o Sindicato dos Bancários, nesse caso, especialmente, ouvindo os que fazem o Bep”, argumenta Wellington Dias.

Além de um farto coquetel que foi servido aos convidados, a parte musical da festa ficou por conta do cantor Wagner Ribeiro que, durante sua apresentação, foi interrompido por Natália Quirino Oliveira, uma das filhas de José Ulisses, que fez uma bonita homenagem ao pai com palavras de carinho e admiração, agradecendo o exemplo que vem tendo em casa, na família e na vida pessoal.

Fonte: Seebf PI

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram