Porto Alegre: Maio começa com mais ataques a bancos

Mais um mês começa e a cena se repete. Os primeiros dias, que são os de maior movimento, resultam no aumento da incidência de ataques contra bancos. Maio mal iniciou e já são três ocorrências, o que reforça a importância do pedido do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) para que a segurança pública redobre os cuidados neste período, de forma a coibir a ação dos bandidos. A violência tem preocupado cada vez mais os bancários, vigilantes, usuários e clientes do sistema financeiro. Esta realidade precisa mudar já!

O SindBancários defende que os banqueiros abram mão de parte dos lucros exorbitantes para realmente investirem em segurança. Entre as medidas mais urgentes, estão a colocação de vidros blindados nas fachadas – tema que já é lei em Porto Alegre e cujo prazo para adaptação tem ainda alguns meses -, câmeras para monitoramento, porta giratória na entrada do auto-atendimento, mais vigilantes em postos e agências.

Os habitantes da área urbana de Itatiba do Sul, a 50 quilômetros de Erechim, na região do Alto Uruguai, foram surpreendidos no início da tarde de sexta-feira, dia 2, com o primeiro assalto na cidade, à agência do Banrisul, no Centro. Os assaltantes chegaram na cidade num Monza escuro, com placas da cidade de Erechim.

Às 13h20min, quatro homens atacaram o banco, roubando malotes. Na entrada, eles ficaram retidos na porta giratória, o que forçou um dos acusados a atirar para o alto, fazendo com que o vigia abrisse a passagem. Funcionários e clientes deitaram no chão, enquanto os bandidos obrigaram a abertura do cofre.

Na fuga, os assaltantes foram perseguidos pela Brigada Militar local, que pediu reforço à BM de Barão de Cotegipe. Entre os dois municípios, os bandidos abandonaram o carro, deixando pequena quantia do dinheiro. Em Barra do Ribeiro, a agência do Banco do Brasil foi arrombada. Segundo a BM, os criminosos invadiram o prédio por uma janela e foram até cofre, onde tentaram sem sucesso abrir. Com o acionamento do alarme, os ladrões fugiram.

Já no domingo, dia 4, a agência do Banco do Brasil da Avenida Getúlio Vargas, em Canoas, foi arrombada. Segundo a Brigada Militar, os criminosos abriram um buraco na parede do estabelecimento e invadiram um dos cofres, fugindo com dinheiro.

O alarme do banco, de acordo com a BM, tocou pouco antes das 21h. Ao chegar ao local acompanhados de um funcionário, policiais militares encontraram uma abertura nos fundos da agência, possivelmente feita com picaretas. Além disso, constataram que um dos cofres havia sido arrombado pelos ladrões, que deixaram moedas e cheques espalhados pelo chão.

– Olhando de fora, parecia tudo normal. O buraco foi feito atrás de um corredor que dá acesso ao estacionamento. Os ladrões deviam conhecer bem o local – relatou um soldado do 15º Batalhão de Polícia Militar.

As imagens do circuito de TV interno ainda não haviam sido analisadas. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas.

Veja a estatística do medo em maio:

1. Dia 2: Banrisul – Itatiba do Sul: assalto
2. Dia 5: Banco do Brasil – Canoas (Agência Av. Getúlio Vargas): arrombamento

Fonte: Seeb Porto Alegre, com Correio do Povo e Zero Hora

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram