População de Mosqueiro não aceita fechamento da agência do BB no distrito paraense

“O Banco do Brasil é nosso. É do povo de Mosqueiro. Ele não pode fechar, tem que ficar”. O apelo é do senhor Pedro Barros, 76 anos, comerciante aposentado e cliente do Banco do Brasil desde a inauguração da agência na maior ilha distrital de Belém. Assim como ele, diversas pessoas, clientes e usuários, que circularam pela unidade bancária nessa quarta-feira (14), apoiaram a mobilização organizada pelo Sindicato dos Bancários do Pará e protestaram contra o fechamento da única agência do BB no local.

Logo cedo, os dirigentes sindicais montaram logística para mais um ato público em frente à agência do Banco do Brasil em Mosqueiro, com tenda, caixa de som, boletins informativos, camisas, faixa e adesivos. Tudo isso com o objetivo de dialogar e mobilizar a população local para fortalecer a luta da categoria bancária contra a reestruturação do Banco do Brasil em curso e contra o fechamento de agências, previstas por essa medida.

“A reestruturação do Banco do Brasil que o governo golpista de Michel Temer tenta impor é mais uma medida antipopular e contraria aos interesses da classe trabalhadora. Temos realizado uma intensa mobilização contra o fechamento dessa agência do Banco do Brasil aqui em Mosqueiro e, cada vez mais, a população tem percebido os prejuízos que essa medida trará e se opõem a ela. Por isso, seguiremos firmes nessa luta, até que sejamos vitoriosos no sentido de barrar esse projeto e manter essa agência do BB em funcionamento”, destaca o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos, que mais uma vez pôde utilizar o espaço da Rádio Comunitária Praiana FM para tratar sobre esse assunto com a população mosqueirense.

Grande adesão ao abaixo-assinado

Outra iniciativa do Sindicato dos Bancários pelo não fechamento da agência do Banco do Brasil em Mosqueiro tem sido a circulação de um abaixo-assinado, que tem recebido grande adesão da comunidade.

“Não podemos permitir o fechamento dessa agência. Se o Banco do Brasil fizer isso será uma grande injustiça com o povo daqui, principalmente com os aposentados e pensionistas. Os idosos, de uma forma geral, serão os mais prejudicados. Essa campanha feita pelo Sindicato dos Bancários foi a melhor coisa que aconteceu em nosso favor. Eu apoio a luta dos bancários, tanto que já consegui mais de cem assinaturas nesse abaixo-assinado pelo não fechamento do Banco do Brasil aqui na ilha”, declara a senhora Sandra Silva, trabalhadora autônoma e pensionista cliente da agência há 12 anos, moradora do bairro Chapéu Virado.

“Hoje moro na Guiana Francesa, mas sou aqui de Mosqueiro, da comunidade do Sucurijuquara, na Baia do Sol. Meu pai é cliente dessa agência e tenho muita preocupação sobre como ficará a situação dos aposentados, dos deficientes e dos próprios funcionários daqui do banco, caso a agência seja fechada. Lá na Baia do Sol toda a comunidade é contra esse fechamento e temos apoiado a luta do Sindicato. Eu e muita gente que conheço aqui que já aderiu ao abaixo-assinado e vamos ajudar no que for possível para essa agência não fechar”, afirma a comerciante Marinez Legault.

Agenda de mobilização

Durante a ação de hoje os dirigentes sindicais convidaram a população para a reunião com a comunidade organizada pelo Sindicato dos Bancários em parceira com a Associação Mosqueirense de Esporte e Cultura (AMEC), que ocorrerá no próximo sábado (17), às 17 horas, na sede do MAC (Rua Camilo Salgado, em frente à sede do Canecão), e que tratará sobre as próximas mobilizações que ocorrerão para barrar o fechamento da agência do Banco do Brasil na ilha.

“Nessa reunião queremos organizar a ida da população de Mosqueiro para a audiência pública que ocorrerá na próxima segunda-feira (19), às 9 horas, na Assembleia Legislativa; e também queremos discutir a construção de um grande ato público no próximo dia 20, aqui em frente à agência do Banco do Brasil. Essas ações terão grande importância no sentido de sensibilizar a opinião pública e a direção do banco pelo não fechamento dessa unidade bancária que é vital para a população mosqueirense. Contamos com o apoio e participação de todos e todas”, pontua Gilmar Santos.

Além dele, o Sindicato foi representado na atividade de hoje pelas dirigentes Odinéa Gonçalves e Érica Fabíola, além dos dirigentes Sandro Mattos, José Maria Costa, Luiz Otávio Pereira, e o diretor da Fetec-CUT Centro Norte, Ronaldo Fernandes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram