Polícia Federal marca 88ª reunião da CCASP para dia 14 de dezembro

A Polícia Federal marcou para o dia 14 de dezembro (terça-feira), às 9 horas, a 88ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), em Brasília. Estarão em julgamento novos processos movidos contra bancos e empresas de vigilância e transporte de valores e centros de formação de vigilantes, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das normas de segurança.

Essa será a quarta e última reunião em 2010. Nas três anteriores, os bancos foram multados em R$ 6,880 milhões. Dentre as principais irregularidades, destacam-se o funcionamento das agências com plano de segurança vencido, número insuficiente de vigilantes, utilização irregular de bancários para fazer transporte de valores e alarme inoperante. Em 2009, os bancos foram multados em R$ 15,540 milhões.

“Essas multas revelam a falta de responsabilidade social dos bancos, pois, apesar de seus lucros bilionários, investem pouco na melhoria das condições de segurança dos estabelecimentos, descumprindo leis de segurança e não priorizando investimentos para eliminar riscos e prevenir assaltos”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

A CCASP é um fórum tripartite e conta com representantes do governo, entidades patronais e dos bancários e vigilantes. As reuniões ocorrem, em média, a cada três meses, onde são julgados os processos abertos pela fiscalização das delegacias estaduais da Polícia Federal.

Reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária

Na véspera da 88ª reunião da CCASP, a Contraf-CUT reúne os representantes das federações que integram o Coletivo Nacional de Segurança Bancária. O encontro ocorre no dia 13 de dezembro (segunda-feira), às 15 horas, nas dependências do Sindicato dos Bancários de Brasília (EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul).

“Vamos analisar os processos que estarão em julgamento e discutir outros assuntos envolvendo a melhoria da segurança e a proteção da vida de trabalhadores e clientes nos bancos”, destaca Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram