Plenário aprova cláusulas de saúde e condições de trabalho

Plenário aprovou realização de encontro nacional sobre o tema

Rede de Comunicação dos Bancários
Júnior Barreto – Contraf/CUT

A plenária da 10ª Conferência definiu na manhã do dia 27 de Julho as resoluções que comporão as cláusulas da minuta sobre saúde e condições de trabalho. Foram aprovadas todas as propostas de alteração e inclusão expostas, que já eram de consenso entre os trabalhadores que se reuniram no encontro temático no dia 25.

A cláusula sobre o fim das metas abusivas, presente no artigo 6° da minuta foi o único item excluso entre as resoluções aprovadas em plenário.

Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf/CUT resgatou a importância de temas como a isonomia entre os trabalhadores afastados por doenças ocupacionais e os que estão na ativa. Acrescentou ainda a necessidade de implantar programa de prevenção e reabilitação.

Os bancários determinaram à realização da “Semana em Defesa da Saúde e Condições de Trabalho dos Bancários” para ser realizada entre os dias 25 e 29 de agosto com atividades em todas as bases sindicais, tendo o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida entre os trabalhadores da categoria. Será acrescida a semana um estimulo para doação de sangue. Também foi discutida a necessidade de campanhas de mídia nacional sobre saúde e condições de trabalho na categoria bancária.

Os eixos principais aprovados na plenária foram:

– Combate ao assédio moral e outras formas de violência organizacional e às metas abusivas;

– Isonomia de direitos entre bancários afastados por motivos de saúde e bancários da ativa;

– Prevenção/Reabilitação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram