Piracicaba: Bancários vão escolher nova diretoria do SindBan

“Um processo só é realmente democrático se ele atende todas as pessoas de uma sociedade ou categoria”. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o processo estabelecido pela instituição, para definir a nova diretoria, é um exemplo de democracia. O calendário eleitoral, que teve início em janeiro, tem seu principal acontecimento nos próximos dias 19 e 20 de abril: as eleições.

Encabeçada pelo atual presidente, a chapa única, Chapa 1 – Resistir e Avançar, é a primeira da história dos sindicatos a ter paridade entre homens e mulheres. Segundo a vice-presidente da instituição, Angela Ulices Savian, alcançar o maior número possível de mulheres para compor a diretoria era uma meta antiga do SindBan, já que a base da categoria ainda é composta por 56% de mulheres.

“Nos seus 58 anos de história, o SindBan sempre atuou nos principais centros de discussões sobre discriminações de gênero no sistema bancário. Em 2017, a pesquisa Perfil Bancário, realizada todo ano pelo Sindicato, mostrou, mais uma vez, que a desigualdade ainda existe no sistema financeiro. As mulheres ainda se qualificam mais, para ganhar menos que os homens. Paridade de gênero na diretoria é uma forma de levarmos o debate para dentro das agências”, comentou.

Composta por 75 candidatos, a Chapa 1 – Resistir e Avançar tem um terço de novos dirigentes sindicais. Os critérios definidos para compor a chapa foram votados em uma Convenção Regional do Sindicato. Além da paridade de gênero, outras três cotas foram determinadas: mínimo de quatro diretores negros, 20% de jovens de 18 a 35 anos e ampliação em mais de 100% das pessoas com deficiência.

Para a diretora do SindBan, Letícia Françoso, o aumento da participação das pessoas com deficiência é essencial para a continuidade de um trabalho que foi reconhecido como uma das melhores iniciativas do movimento sindical, o Bancário Eficiente. “Este projeto mapeou todas as agências bancárias piracicabanas e mostrou que nenhuma delas era plenamente acessível, tanto para os bancários como para os clientes. Hoje, os bancos estão adequando a estrutura de acessibilidade, mas precisamos expandir essa iniciativa”, comentou.

Entre as propostas da chapa, a defesa dos bancos públicos é uma das principais. Segundo o diretor Ubiratan Campos do Amaral, a proposta da nova diretoria é lutar para que nenhum direito conquistado sofra retrocesso. “Somos contra a restruturação do Banco do Brasil e da Caixa Federal. Vamos lutar por todos os bancários que sofrem com essa política. Hoje, o cenário é de condições precárias de trabalho sem aumento de salário”, explicou o dirigente sindical e candidato para compor a nova diretoria.

Segundo Paiva, as propostas atendem todas as demandas levantadas pela categoria. “Queremos acabar com o assédio moral e sexual nas agências, ampliar os cursos de qualificação profissional para bancários, modernizar a ação sindical e fazer uma nova comunicação com foco nas mídias sociais para atingirmos uma categoria, que é cada vez mais jovem. O SindBan está trabalhando para trazer muitas novidades para os bancários, como o ‘Clube SindBan’, uma gama enorme de convênios para que estes trabalhadores associados tenham descontos em diversos estabelecimentos da cidade”, comentou.

Votação
19 de abril: 9h às 16h30
20 de abril: 9h às 14h

Urnas itinerantes serão levadas em todas as agências da base sindical. Na sede do SindBan, uma urna fixa irá atender aposentados e retardatários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram