Piauí: Sindicato realiza encontro de bancários aposentados

O Sindicato dos Bancários do Piauí realizou no sábado (2) o II Encontro de Bancários Aposentados, com a presença de representantes de Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos. O principal tema abordado foi “Direitos previdenciários”, cuja palestra foi proferida pelo Dr. Malcon Robert, que prestou esclarecimentos e tirou dúvidas da categoria bancária.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor de Aposentados, Francisco Reis Rego, representando o presidente e vice do Seebf-PI, além de Francisco Carvalho Matos, suplente e representante da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), bem como secretário do sindicato Marcos Vinicius Santana Ribeiro e Marcos Vandaí, representante da Contraf-CUT.

Após a saudação de todos, Francisco Reis agradeceu a presença dos aposentados que sempre participam das atividades promovidas pelo sindicato, destacando o comprometimento da entidade com a categoria bancária. “Minha avaliação do encontro é positiva, uma vez que colocamos um número significativo no auditório. O nosso palestrante foi nota dez e me deixou como diretor na responsabilidade de fazer com que o sindicato promova mais eventos com esta finalidade. Nós precisamos, mas a categoria precisa mais do que a gente”, esclarece.

O especialista em direitos previdenciários, Dr. Malcon Robert, repassou aos aposentados seu conhecimento quanto ao tema e parabenizou a iniciativa do sindicato em prestar esclarecimentos a categoria. “É sempre válido porque, enfim, são muitas regras, são muitas discussões que nós temos e é importante essa atualização em trazer pessoas que possam acrescentar no debate em esclarecer os seus direitos, apresentar alguns caminhos e facilitar a vida dos aposentados”, enfatiza.

Ele acrescenta, ainda, que a atual conjuntura não é nada favorável aos aposentados, inclusive por conta da grande pressão sofrida pelos bancários. “Não só no aspecto previdenciário e regime geral, como também na previdência complementar. Então, é de suma importância que isto aconteça e mais uma vez parabenizo a base do Sindicato dos bancários do Piauí pela iniciativa”, pondera Malcon.

Francisco Matos, da ANABB, particularizou a integração dos aposentados e a conscientização de que todos têm que participar do debate para a defesa dos seus direitos. “Isso é importante e o sindicato está de parabéns, através da diretoria de Aposentados, em promover este tipo de evento”, justifica.

Por sua vez, a diretora de Benefícios da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal, Valquíria Nunes, disse que todos vivem em um momento crítico no Brasil, “e não podemos esquecer de que muito do que estamos passando hoje foi falha de nossas entidades de classe que, ao fazer política partidária, tiraram o foco da luta pelos direitos dos aposentados. Então, parabenizo o sindicato por esta iniciativa e estamos aqui para dar sugestões, pois precisamos urgentemente de um encontro sobre os fundos de pensões e planos de saúde, por ser fundamental”, diz, acrescentando que se trata de um reflexo de todo o sistema governamental brasileiro que sempre insiste em retirar os direitos dos aposentados.

Na oportunidade, vários aposentados foram homenageados por seus feitos em administrações passadas e por sua colaboração dentro do movimento sindical.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram