Pernambuco: trabalhadores cutistas realizam 11ª Plenária Estadual

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco-CUT-PE realizou nos dias 26, 27 e 28 de junho, sua 11ª Plenária Estadual. O evento ocorreu no auditório G-II da Unicap-Universidade Católica de Pernambuco e contou com a participação expressiva de trabalhadores dos sindicatos filiados, além de políticos e representantes da CUT nacional. As plenárias são a segunda principal instância dos trabalhadores ligados à central, atrás apenas dos congressos trianuais que elegem as direções.

Após a solenidade de abertura, na noite do dia 26, conferência da deputada estadual, Teresa Leitão marcou o início dos trabalhos. A parlamentar expôs sobre o tema “Pernambuco: presente e perspectivas”. No dia seguinte a programação continuou, com a leitura do regimento interno da Plenária pelo presidente da CUT-PE-Sérgio Goiana, aprovado por unanimidade pelos delegados presentes. Logo depois, foi realizado debate sobre conjuntura internacional e nacional.

Os cenários da crise mundial e as turbulências financeiras internacionais; altas taxas de juros; valorização do salário mínimo; reconhecimento das centrais sindicais; redução da jornada de trabalho e a ratificação das convenções 151 e 158 da OIT pautaram as discussões. No decorrer dos trabalhos os sindicalistas da CUT deixaram claro que os temas da agenda passam pela estratégia política de ampliar a capacidade de organização, articulação e formação para disputa de hegemonia na sociedade com o fortalecimento do projeto sindical no Brasil e no mundo. Os cutistas enfatizaram sobre a necessidade de combater posturas sectárias e divisionistas que buscam confundir a classe trabalhadora e da construção de unidade de classe para avançar na luta por ampliação de direitos.

Encerrando o segundo dia, o debate teve como foco o balanço da Central. O presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana fez uma avaliação positiva da gestão atual e apontou o que ele avalia como as principais conquistas. Entre elas a reativação do jornal mensal da CUT e a discussão em relação a previdência social dos municípios. No entanto, reiterou a necessidade da maior participação dos sindicatos nas atividades e nas campanhas da central sindical.

Para fechar a plenária, no dia 28, os sindicalistas debateram o plano de lutas e elegeram, em chapa unitária, representando diversos sindicatos cutistas em Pernambuco, os 22 delegados que irão participar da 12ª Plenária Nacional da CUT – Maria Ednalva, que ocorre de 5 a 8 de agosto no, em São Paulo.

Na avaliação do presidente da CUT-PE, os debates da 11ª Plenária Estadual foram produtivos e esclarecedores. Ele salientou que no geral, as discussões ratificaram a importância do trabalho da CUT em Pernambuco e no Brasil. “Nosso grande desejo é transformar socialmente esse País. Essa é a nossa expectativa. Com mobilização, luta e a crença de que a CUT é a grande bandeira do movimento sindical do Brasil”, enfatizou Sérgio Goiana.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram