Pernambuco: Dia Nacional de Luta no Bradesco

Os funcionários do Bradesco em todo o país realizaram protesto nesta quinta-feira, dia 15. As atividades fazem parte da Campanha de Valorização dos Funcionários do banco. Além de mais contratações, os trabalhadores reivindicam auxílio-educação, Plano de Cargos e Salários, melhorias no plano de saúde e mais segurança.

Em Pernambuco, nem a chuva que castigou o Recife durante toda manhã, impediu que o Sindicato percorresse as principais agências da capital do estado. Foram visitadas as unidades da Praça Marciel Pinheiro, Concordia, Dantas Barreto, Imperador e Conde da Boa Vista. Em todas, contou com boa receptividade dos clientes e funcionários. “Passamos o recado e esperamos que o banco mostre interesse em negociar, vamos dar continuidade na próxima semana em mais algumas agências da Região Metropolitana”, explicou Leonardo Espídola, secretário de finanças da entidade e representante do Nordesde na Comissão Nacional dos Empregados do Bradesco.

Um tom irônico marcou o protesto no estado. O material distribuído satirizou a propaganda veiculada pelo banco, em que o Bradesco se auto-proclama “Banco do Planeta”. O Sindicato contra-atacou: “Em que planeta você vive?”, indaga o panfleto entregue à população. E continua: “No planeta Terra, o Bradesco é recordista de lucros. Lucrou, em três meses, o suficiente para erguer cerca de 70 mil casas populares. No planeta Terra, o Bradesco fala em modo de vida sustentável. Mas não respeita quem sustenta seus recordes: os trabalhadores”.

A partir de então, o Sindicato elenca uma série de desrespeitos, tanto para com os trabalhadores, como também para com os clientes. No primeiro caso, o Bradesco é o único banco privado que não paga auxílio-educação a seus empregados. Os bancários também não contam com um PCS – Plano de Cargos e Salários, que lhes permita fazer carreira no banco. As promoções ficam, única e exclusivamente, à cargo da vontade dos gestores. Para os clientes, o desrespeito vem em forma de filas. Ou de insegurança, já que o banco não cumpre todas as normas necessárias para garantir um ambiente seguro. Não tem, por exemplo, circuito de câmeras internas.

Além de Pernambuco realizaram atividades os sindicatos de bancários de São Paulo, Porto Alegre, Teresina, Mato Grosso e Espírito Santo. Na Região Norte o Seeb PA/AP, marcou a data com o lançamento da campanha Mais Bancários, Menos Filas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram