Pernambuco adere ao Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa

Para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Modelo de Custeio do Saúde Caixa, nesta terça-feira (31), os diretores do Sindicato de Pernambuco visitaram todos os setores da Superintendência da Caixa Econômica Federal, localizada na Ilha do Leite. O objetivo foi esclarecer os empregados que a decisão sobre o reajuste do Saúde Caixa não foi acordado com as entidades representativas dos trabalhadores, nem informado previamente.

De forma intransigente, a direção da estatal apenas comunicou os novos valores que serão cobrados dos assistidos a partir de 1º de fevereiro. A mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados irá aumentar de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais subirá de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passará de R$ 2.400 para R$ 4.200.

Para o diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Terezinha Santiago, a alegação de que o plano não sofreu reajustes nos últimos anos é falsa. "A superintendência alega que não houve reajuste, mas anualmente o índice do nosso aumento salarial incide na mensalidade do Saúde Caixa. Nós, empregados, somos os maiores interessados na sustentabilidade do plano, mas a direção da Caixa precisa mostrar as planilhas que comprovam a necessidade da majoração", exige.

Na ocasião, os empregados se mostraram dispostos a participar da mobilização contra a postura desrespeitosa da direção do banco. Por sua vez, o Sindicato assumiu o compromisso de provocar a a negociação e, caso não haja interesse da Caixa em resolver a questão, deverá entrar com uma ação judicial para cancelar o reajuste.

Segundo o diretor do Sindicato, Cléber Rocha, por trás de ataques como os que estão ocorrendo na Caixa, há uma intenção clara do governo golpista de Michel Temer de privatizar as empresas públicas. "Precisamos assegurar as conquistas da categoria e a única forma que o trabalhador pode fazer essa defesa é através de muita luta”, convoca. disse.

De acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho, os aumentos devem ser negociados no Conselho de Usuários e na mesa permanente de negociação, mediante a apresentação de números sobre a saúde financeira do plano.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram