Pediatra explica os benefícios da licença-maternidade de seis meses

O médico Eduardo Vaz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), fala sobre a importância da licença-maternidade de seis meses (*):

A primeira grande vantagem é o vínculo que se estabelece entre a criança e a mãe. Hoje sabemos que um recém-nascido, nos primeiros anos de vida e principalmente nos primeiros seis meses, ao ser cuidado pela mãe tem um desenvolvimento cerebral muito mais adequado, que facilita seu aprendizado. A criança desenvolve o processo de gostar do outro. Passa a ser muito mais feliz, com saúde mental mais equilibrada, enfrenta melhor os estresses da vida.

A segunda vantagem é proporcionar as condições para o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, como é recomendado. Isso é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

A extensão da licença maternidade é essencial, tanto para saúde física como mental das crianças. Portanto, temos que lutar por isso, dar oportunidade para as mães amamentarem e cuidarem de seus filhos nesta fase inicial da vida, que é de fundamental importância.

(*) Eduardo Vaz fez a declaração em entrevista ao site Globo On.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram