PE: Sindicato reúne empregados da Caixa para definir estratégias de luta contra reestruturação

No dia 9 de agosto, a partir das 19h, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Seec-PE) realizará uma reunião com os empregados da Caixa para tratar a respeito do processo de desmonte do único banco 100% público do Brasil. A agenda foi anunciada na quarta-feira (2), em visita à Gerência de Gestão de Fundos de Governo (Gifug), na avenida Cais do Apolo, em Recife (PE). Na oportunidade, dirigentes sindicais debateram com dezenas de funcionários as táticas de desestruturação implementadas pelo governo Michel Temer, os impactos nefastos dessas reformas e as possibilidades de reação da categoria.

De imediato, a equipe da Gifug se comprometeu a participar das agendas em defesa da empresa pública e de seus empregos e apresentou sugestão para fortalecer a atuação sindical.

O calendário de visitas prossegue durante toda a semana nos setores fundamentais da empresa, como Gerências de Gestão de Pessoas (Gipes), Gerência do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais (Gifab), Gerência de Gestão de Fundos de Governo (Gifug), e Gerência de Governo (Gigov), entre outros. A ação também se amplia para o Banco do Brasil (BB) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ainda neste mês de agosto.

"Estamos todos cientes, sindicato e empregados da Caixa, sobre a gravidade do processo da dita reestruturação concebido pelo capital especulativo e executado pelo office-boy de banqueiro e ora presidente do Brasil, Michel Temer. Mas não vamos entrar em pânico como alardeiam os pessimistas de plantão, incitados por motivações duvidosas. Somos uma das categorias mais organizadas do país, com experiência e coragem para lutar, resistir e vencer. Isso vai depender de nossa capacidade de reunir as forças e ir às ruas, como já fizemos na década de 1990 e saímos da batalha vitoriosos”, alertou a presidenta do Seec-PE, Suzineide Rodrigues.

Um boletim entregue na ocasião pelos dirigentes, segue na mesma linha. “Nestes tempos tão sombrios, a participação dos empregados da Caixa é indispensável para enfrentar os golpes em curso. São mais de 95 mil bancários que se posicionam firmemente contra o projeto ultraliberal engendrado pelos banqueiros e pelo capital internacional, e executado pelo ventríloquo Michel Temer e seu bando. São milhares de trabalhadoras e trabalhadores com capacidade para conscientizar centenas de milhares de brasileiras e brasileiros, com os quais interagem diariamente, olho no olho, sobre a importância do banco público para o desenvolvimento do Brasil e, por consequência, paras suas próprias vidas. São 95% de brasileiras e brasileiros indignados com o desmonte das políticas sociais e os retrocessos de direitos, que precisam ser conscientizados e mobilizados para a luta contra o desmonte do Estado de bem-estar social do qual a Caixa é parte inalienável”, destaca o documento, disponível na internet.

A secretária-Geral do Seec-PE, Sandra Trajano, lembra aos empregados da Caixa que desde 2016, a entidade vem atuando incessantemente contra o golpe e que continua firme na luta. “Foram dezenas de ações com entidades representativas dos empregados, reuniões com a direção do banco, além de articulação com diversos segmentos de trabalhadoras e trabalhadores, e centrais sindicais, com movimentos sociais e políticos do campo progressista para tirar as pessoas da inércia e reorganizar o contra-ataque. Sobre os PDVs da Caixa deste ano, colocamos à disposição o nosso setor jurídico para aconselhar, orientar e defender o empregado em quaisquer opções pela adesão ou não ao plano, bem como promovemos diversos debates com especialistas no assunto para tratar a respeito da desestruturação dos bancos públicos, seus impactos nefastos e as estratégias de resistência”, relembrou.

Já a empregada da Caixa e diretora do Seec-PE, Eleonora Costa, ressalta que as demandas dos empregados da Caixa foram levadas pela delegação pernambucana à 19.ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada no fim do mês de julho. “Construímos um Plano de Luta com propostas concretas e específicas para a defesa dos bancos públicos e de seus empregados, entre elas, a realização Campanha Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, o fortalecimento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos e a manutenção de todos os setores e de seus empregados”, relatou.

Também marcaram presença no ato os diretores do Sindicato, Ronaldo Cordeiro, Expedito Solaney, Maria José, Pedro Villa Chan, Suzana Andrade, Josenildo dos Santos (Fio), além das Marli Marinho e Roselene Batista e da representante da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), Tereza Souza.

Após cerca de uma hora de diálogo na Gifug, Suzineide encerra a reunião citando o trecho final do boletim: a saída passa, necessariamente pela mudança de governo, pela invalidação das reformas e pela afirmação de uma Caixa 100% Pública. Precisamos, afinal, nos convencer de que 5% e os derrotistas não podem abater uma grande massa de trabalhadoras e trabalhadores rebelada pelo sonho de uma nação justa e solidária. Mais do que nunca, vamos à luta!”, ratificou.

Confira outros detalhes da agenda desta quarta-feira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram