Paraíba: Circo e cultura popular na abertura do V Bancarte

As cores do circo e a alegria da cantoria popular invadem a partir dessa quinta-feira (1) o V Bancarte. A programação da Mostra Cultural do Sindicato dos Bancários da Paraíba será aberta oficialmente às 17h, com a apresentação do espetáculo circense da Companhia de Teatro Piollin. A grande noite ainda contará com homenagens ao artista Otacílio Batista Patriota (in memoriam), ao ex-bancário e poeta Francisco (Chico) Bezerra e ao Centro Cultural Piollin. O primeiro dia do evento será aberto ao público e terá entrada gratuita.

Com o tema “Circo e Cultura Popular”, as atrações da 5ª edição do Festival subirão ao palco mais cedo esse ano. O espetáculo circense do Grupo Piollin promete reunir toda a família no picadeiro armado no Espaço Circo, área especialmente criada na sede do Sindicato para o evento.

O Centro Cultural Piollin também está entre os homenageados da noite pelos 30 anos de produção e difusão cultural do Estado, projetando grandes nomes na cena teatral nacional, como Everaldo Pontes, Nanego Lira, Luis Carlos Vasconcelos, Soia Lira e Marcélia Cartaxo.

Às 18h, os dois artistas reverenciados na noite receberão as homenagens do V Bancarte. O cantador Otacílio Batista Patriota, representado pelo filho Fernando Patriota, será lembrado como um dos grandes representantes da cultura popular nordestina. Otacílio marcou a história com quase 70 anos de carreira transformando improvisos em obras de arte, encantando desde o Papa João Paulo II, durante visita ao Brasil em 1980, até o cantor Roberto Carlos e os escritores Ariano Suassuna e Manuel Bandeira, de quem a poesia arrancou elogios.

No currículo do homenageado, que nos deixou há cinco anos, ainda há parcerias com Zé Ramalho, como ‘Mulher nova bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor’, sucesso nacional na voz de Amelinha, e composições com Luiz Gonzaga e Oliveira de Panelas.

Esse último, seu mais antigo parceiro, será o apresentador da noite, juntamente com Daudeth Bandeira. Oliveira Francisco de Panelas, poeta cantador que aos oito anos de idade já fazia os primeiros versos no interior de Pernambuco, é um dos maiores nomes das canções e toadas do repente nordestino. Membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) e vencedor dos concursos 1° Campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas (1997) e 1° Desafio Nordestino (2001), a trajetória de Oliveira vai além e já conquistou até platéias de Portugal, Cuba, França e Estados Unidos.

A última homenagem da cerimônia, ao cantor, compositor e ex-bancário Chico Bezerra, já é marca registrada do festival, que há cinco anos reverencia entre os artistas premiados um representante de destaque da categoria.

Após a solenidade de abertura, bancários, convidados, homenageados e curiosos poderão se divertir ao som da dupla de cantadores Os Nonatos, com show gratuito às 20h.

A Mostra ainda trará os shows de Zeca Balero, Adeildo Vieira e Cabruêra na sexta-feira (2). No sábado, será a vez do Clube do Choro, Caronas do Opala, Roberto Muller e Banda Só Brega, na Gafieira do Bloco Cafuçu. Os ingressos para os shows deste final de semana podem ser adquiridos na sede do Sindicato, na avenida Beira Rio, 3100, Tambauzinho. Informações: (83)3224-2040 ou 3621-1370.

O IV Bancarte é uma realização do Sindicato dos Bancários da Paraíba, com o patrocínio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Faculdades Maurício de Nassau. Apoio do Centro Cultural Piollin.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram